Portal:Butão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Localização do Butão.

O Butão é um pequeno e fechado reino nos Himalaias, encravado entre a China, a norte, e a Índia, a leste, sul e oeste. A sua capital é Thimphu.


Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
Ailurus fulgens RoterPanda LesserPanda.jpg

O panda-vermelho ou panda-pequeno, também conhecido como raposa-de-fogo ou gato-de-fogo (nome científico: Ailurus fulgens; do grego ailurus, gato; e do latim fulgens, brilhante), é um pequeno mamífero arborícola e a única espécie do gênero Ailurus. Pertence à família Ailuridae, mas já foi classificado nas famílias Procyonidae (guaxinim) e Ursidae (ursos).

O panda-vermelho é nativo das regiões montanhosas do Himalaia e do sul da China, e está associado às florestas temperadas de altitude e a bambuzais. Possui uma coloração castanho-avermelhada característica, cauda comprida e felpuda e um andar gingado devido ao encurtamento dos membros dianteiros. É um animal solitário, territorialista e de hábito crepuscular e noturno. Sua alimentação é principalmente composta por bambu; entretanto, por ser onívoro, pode ingerir ovos, pássaros, insetos e pequenos mamíferos.

Está em perigo de extinção, devido à destruição do habitat pela expansão humana, da agricultura, da pecuária e do extrativismo de recursos naturais. A caça ilegal também é outro importante fator que contribui para a diminuição da população de pandas. É um animal comum em zoológicos, principalmente da América do Norte e Europa, reproduzindo-se bem em cativeiro.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    

Estêvão Cacella (Aviz 1585 - Tibete 1630 ) foi um missionário jesuíta português que viajou através dos Himalaias, sendo o primeiro europeu a entrar no Butão.

O Mosteiro Chagri, onde Cacella escreveu o seu relato, Butão

Estevão Cacella juntou-se aos Jesuítas aos dezanove anos e navegou rumo à Índia em 1614, onde trabalhou alguns anos em Kerala. Em 1626 os Padres Cacela e Cabral, outro jovem padre jesuíta, viajaram de Cochim para Bengala onde passaram seis meses a preparar uma viagem através do Butão, que acabaria por os levar ao Tibete onde encontraram uma missão na cidade Shigatse (próximo do Rio Bramaputra), residência do Panchen Lama e do grande mosteiro tibetano de Tashilhunpo. Cacella chegou a Shigatse em Novembro de 1627 e Cabral seguiu em Janeiro 1628. Embora os jesuitas fossem bem recebidos e acalentassem grandes esperanças para o sucesso da missão em Shigatse, apenas durou poucos anos. A saúde precária de Cacella levou à sua morte em 1630 no planalto Tibetano.

No Butão, Cacella e Cabral encontraram Shabdrung Ngawang Namgyel, unificador do Butão, e no fim de uma estadia de quase oito meses no país, o padre Cacella escreveu uma longa carta do Mosteiro Chagri ao seu superior em Cochim, na costa de Malabar. Era um relatório, A Relacao, relatando o progresso das suas viagens. Este é o único relato de Shabdrung que resta. O padre Cacella foi o primeiro europeu a entrar no Butão e viajar através dos Himalaias no Inverno. Foi também Cacella que, pela primeira vez, descreveu aos europeus um lugar fictício chamado Shambala (termo sânscrito indicando "paz/tranquilidade/felicidade"). De acordo com o budismo tibetano este seria um país ideal localizado a norte ou oeste dos montes Himalaias: no século XX o mito inspirou James Hilton a escrever o romance Horizonte perdido com o seu Shangri-La.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Vale Haa no distrito de Haa.
Cartella viola.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    
  • ... a família real, de acordo com a tradição, tem ascendência divina?
  • ... só a Índia e Bangladesh têm embaixadas oficiais no Butão?
  • ... a delegação oficial do Butão na Europa está localizada na Suíça, em Genebra?
  • ... a ave nacional é o corvo, o animal nacional é o takin, a flor nacional é a papoula azul, e do planta nacional é o cipreste?
  • ... o esporte nacional é o arco e flecha?
  • ... o Butão não possui as linhas ferroviárias?
  • ... é o único país que professa a religião oficial como uma forma de Budismo Mahayana?
  • ... o ngultrum, a moeda oficial do Butão, é fixado pela rupia indiana?
  • ... para visitar o Butão você tem que pagar uma taxa equivalente ao dólar dos EUA ao dia?
  • ... é o único Estado do mundo em que as restrições relacionadas com a proibição de fumar tornou ilegal a importação de cigarros para fins comerciais?
Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver    







Creative Commons License