Portal:Chade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Bem vindo ao
Portal do Chade
Camels in Chad.gifMao Women.jpgRebuilt bridge on Bragoto River.jpgCoronation in Chad.jpgChari River.jpg
Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of Chad
Coat of Arms of Chad
Location on the world map

O Chade, também chamado de Tchade ou Tchad (em francês: Tchad, em árabe: تشاد Tshād), é um país sem acesso ao mar, localizado no centro-norte da África. Faz fronteira com a Líbia a norte, com o Sudão a leste, com a República Centro-Africana a sul, com Camarões e Nigéria a sudoeste e com o Níger a oeste. Devido a sua distância do mar e seu clima predominantemente desértico, o país é por vezes referido como o "coração morto da África". O Chade é dividido em três regiões geográficas: a zona desértica no norte, um zona de Sahel no centro e uma área de savana mais fértil no sul. O lago Chade, que deu nome à nação, é uma das regiões mais úmidas do continente africano. O monte mais alto do Chade é o Emi Koussi, no Saara, e a maior cidade é a capital, N'Djamena. O país abriga mais de duzentos grupos étnicos e lingüísticos. O francês e o árabe são as línguas oficiais e o islã é a religião mais praticada.

A França conquistou o território em 1920 e incorporou como parte da África Equatorial Francesa. Em 1960, o Chade obteve a independência sob a liderança de François Tombalbaye. O ressentimento em relação a suas políticas no norte muçulmano culminou com a erupção de uma guerra civil de longa duração em 1965. Em 1979, os rebeldes conquistaram a capital e colocaram um fim à hegemonia do sul. No entanto, os comandantes rebeldes lutaram entre si até que Hissène Habré derrotou seus rivais. Ele foi derrubado em 1990 por seu general Idriss Déby. Recentemente, a crise de Darfur, no Sudão, expandiu-se sobre a fronteira e desestabilizou a nação, com centenas de milhares de refugiados sudaneses vivendo dentro e ao redor de campos no leste do Chade.

Enquanto muitos partidos políticos são ativos, o poder está firmemente nas mãos do Presidente Déby e seu partido político, o Movimento Patriótico de Salvação. O Chade continua atormentado pela violência política e recorrentes tentativas de golpes de Estado. O país é um dos países mais pobres e mais corruptos do mundo, a maioria dos chadianos vivem na pobreza como subsistência pastores e agricultores. Desde 2003, o petróleo bruto se tornou fonte principal das receitas de exportação do país, superando a indústria tradicional do algodão.


Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
Maiores pontos de conflito

A atual Guerra civil no Chade 1 teve início em dezembro de 2005. O conflito envolveu forças governamentais e de vários grupos rebeldes chadianos - estas incluem a Frente Unida pela Mudança Democrática (FUC), a União das Forças para a Democracia e Desenvolvimento (UFDD), aReunião de Forças pela Mudança (RFC)
e a Concórdia Nacional do Chade (CNT). Ao lado dos rebeldes, está a milícia árabe Janjaweed, abertamente apoiada pelo governo do Sudão. A Líbia tem tentado intermediar o conflito, assim como diplomatas de outros países.

O Governo do Chade estimava em janeiro de 2006 que 614 cidadãos chadianos tinham sido mortos nas batalhas fronteiriças.2 Em 8 de fevereiro de 2006, foi assinado o "Acordo de Trípoli", que cessou a guerra por aproximadamente dois meses.

No entanto, a persistência de combates levou a várias tentativas para um novo acordo. Em 2007, surgiu uma brecha entre as duas principais tribos, a Zaghawa e a Tama. A tribo Zaghawa, a qual pertence o presidente chadiano Idriss Déby, acusa o governo sudanês de colaborar com os membros da tribo rival Tama.3

Referências

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    

Portal:Chade/Biografia destaque

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Mao Women.jpg
Mulheres em Mao, Kanem, Chade.
Cartella viola.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    
  • ... que a Avenue Charles de Gaulle, em N'Djamena, é uma rua rara no Chade que manteve seu nome francês, apesar do programa do presidente François Tombalbaye de africanização denominado Authenticité?
Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver    







Creative Commons License