Portal:Coreia do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Localização da Coreia do Sul.

A Coreia do Sul, oficialmente República da Coreia (em coreano: 대한민국;大韓民國, transl.: Daehan Minguk, AFI[tɛː.han.min.guk̚]), é um país da Ásia Oriental, localizado na parte sul da Península da Coreia. Sua única fronteira terrestre é com a Coreia do Norte, com o qual formou apenas um país até 1945. Faz fronteira a leste com o Mar do Japão, a sul com o Estreito da Coreia, que o separa do Japão, e a oeste com o Mar Amarelo. Seu território compreende a metade sul da península coreana, englobando cerca de três mil ilhas que a rodeiam, dentro das quais se destacam Jeju, Ulleungdo e os Rochedos de Liancourt. Aproximadamente metade de sua população vive na capital, Seul, ou em sua área metropolitana, que é uma das maiores do mundo (algumas fontes indicam que é a segunda, atrás apenas da área metropolitana de Tóquio, no Japão).


Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    

A Coreia do Sul possui a décima segunda maior economia do mundo (14ª pela paridade de poder aquisitivo) e a terceira maior da Ásia, atrás apenas do Japão e da China (e da Índia, por PPA). Sendo principal dos tigres asiáticos, o país atingiu um rápido crescimento econômico com a exportação de manufaturados, um forte contraste em relação à estagnação econômica da Coreia do Norte, que piorou com o colapso da União Soviética. O PIB per capita da Coreia do Sul é cerca de 12 vezes maior que o norte-coreana

Na década de 1950, a Coreia do Sul era um dos países mais pobres da Ásia.Ao final da Segunda Guerra Mundial, o país herdou um sistema econômico colonial projetado apenas para as necessidades japonesas. Grande parte da infra-estrutura do país foi destruída durante a Guerra da Coreia (1950-1953).Após a guerra, a Coreia do Sul tornou-se muito dependente do auxílio norte-americano.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    
Syngman Rhee

Syngman Rhee (Whanghae, Coréia, 26 de Março de 1875 - Honolulu, 19 de Julho de 1965) foi um polêmico político e presidente da Coreia do Sul.

Durante a ocupação da japonesa na Coreia de 1910 a 1945, Syngman Rhee estava nos Estados Unidos da América, debatendo pela independência da Coréia. Em 1919 ainda em exílio foi eleito presidente do Governo Provisório da Coreia. Regressando a Seul em 1945, organizou esquadrões de morte para matar ou intimidar os políticos rivais. Quando em 1948 as conversações entre os E.U.A. e a União Soviética sobre a reunificação do norte com o sul falharam, ele manteve-se como presidente da Coreia do Sul. Quando Kim Il-Sung invadiu o seu país em 1950, pediu ajuda – e recebeu - às Nações Unidas. Contudo, enquanto a ONU tentavam pacificar, Rhee prolongou a luta na esperança da vitória total. Num momento crucial, libertou um prisioneiro de guerra anti-Comunista, Kim Il-Sung enfurecido recomeça a guerra. Rhee foi reeleito em 1952, 1956 e 1960 – com 90 por cento dos votos. Como presidente usou poderes ditatoriais, eliminou a Assembleia Nacional, baniu os opositores do Partido Progressista, executando o seu líder por traição. Também controlava a nomeação dos presidentes da câmara e chefes da polícia. A polémica fraude eleitoral em 1960, provocou uma manifestação estudantil, onde foram suprimidos com muitas vítimas, mas um voto unânime por parte da Assembleia Nacional, fez com que Rhee se demitisse. A 27 de Abril de 1960, Rhee exilou-se no Havaí, onde morreu.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    
  • ... que a Coreia do Sul foi o primeiro país no mundo a oferecer acesso de alta velocidade à Internet de cada escola dos ensinos fundamental e médio?
  • ... que a Coreia do Sul foi o primeiro país não-G7 e da Ásia a sediar a reunião de cúpula do G-20, em Seul em novembro de 2010?
Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Predefinições
Infobox
Ligações
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Coreia do Sul
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver    







Creative Commons License