Portal:Geórgia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Greater coat of arms of Georgia.svg Gamarjoba.gif Bem-vindo ao
Portal da Geórgia
99999x120px._Monument_of_St._George.jpgGoristatue.JPGStreets of Batumii.jpg
Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Armoiries de la Géorgie
La Géorgie, entre Europe et Asie
Drapeau de la République de Géorgie

A Geórgia é uma pequena república do Cáucaso localizada na fronteira entre Europa e Ásia. Limita a norte e a leste com a Rússia, a leste e a sul com o Azerbaijão, a sul com a Arménia e a Turquia e a oeste com o mar Negro. Sua capital é Tbilisi, também conhecida em português como Tíflis.

No início do século XIX, a Rússia anexa Geórgia e coloca-a em sua órbita imperial. A Geórgia recuperou a sua independência apenas em 1918, em uma época como uma república efêmera que foi assolada pelas forças bolcheviques em 1921. A Rússia, em seguida, transformou-se na União Soviética, incluindo a Geórgia como uma das suas 15 repúblicas. Em 1991, o país recuperou sua soberania em meio a uma grande turbulência. A presidência pró-russa de Eduard Shevardnadze durou quase dez anos e a chegada ao poder de Mikhail Saakashvili em 2004 abriu uma nova era de reformas e democracia na Geórgia, a chamada Revolução Rosa.

Dada a sua posição estratégica (entre a Europa e a Ásia), a Geórgia foi muitas vezes o coração dos conflitos geopolíticos das superpotências. Assim, desde 2004, este país tenta aproximar-se dos Estados Unidos e da União Europeia, enquanto a Rússia, ansiosa para recuperar sua influência sobre a Geórgia, apoia a independência da Abcásia e da Ossétia do Sul que representam um terço do seu território. A guerra relâmpago em agosto de 2008 também opôs os dois países.

Considerada uma nação transcontinental, a Geórgia é membro do Conselho da Europa desde 27 de abril de 1999. O país se integrou à Comunidade de Estados Independentes em 1994, mas o seu parlamento aprovou por unanimidade em 14 de agosto de 2008 a sua saída da comunidade, devido ao apoio militar russo às causas de independência da Abecásia e da Ossétia do Sul.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
Franco-atiradores georgianos durante os enfrentamentos em 2004

O conflito georgiano-osseta refere-se ao conflito étnico-político na região autônoma da Geórgia, a Ossétia do Sul, que evoluiu em 1989 e desenvolveu-se na Guerra na Ossétia do Sul (1991-1992). Apesar de um cessar-fogo declarado e numerosos esforços de paz, o conflito continua sem solução, e pequenos incidentes armados persistem. Em agosto de 2008, as tensões diplomáticas e conflitos entre a Geórgia e a Ossétia do Sul entraram em erupção com a Guerra na Ossétia do Sul em 2008.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    

Josef Vissarionovitch Stalin (em russo: Иосиф Виссарионович Сталин; Gori, 18 de dezembro de 1878Moscou, 5 de março de 1953) foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética e do Comitê Central a partir de 1922 até a sua morte em 1953, sendo assim o líder soberano da União Soviética. Seu nome de nascimento era Ioseb Besarionis Dze Džuğashvili (em georgiano: - იოსებ ბესარიონის ძე ჯუღაშვილი; em russo: Ио́сиф Виссарио́нович Джугашви́ли, Ióssif Vissariónovič Džugašvíli). Em português seu nome é referido algumas vezes como José Estaline.

Sob a liderança de Stalin, a União Soviética desempenhou um papel decisivo na derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) e passou a atingir o estatuto de superpotência, após rápida industrialização e melhoras nas condições sociais do povo soviético, durante esse período, o país também expandiu seu território para um tamanho semelhante ao do antigo Império Russo.

Durante o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, em 1956, o sucessor de Stalin, Nikita Khrushchov, apresentou seu Discurso secreto oficialmente chamado "Sobre o culto à personalidade e suas consequências", a partir do qual iniciou-se um processo de "desestalinização" da União Soviética. Ainda hoje existem diversas perspectivas ao redor de Stalin, alguns o vendo como tirano e outros como líder habilidoso.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Gremi, Kakheti
Gremi, catedral do século XVI em Cachétia.
Cartella viola.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    

... que o Parque Nacional de Borjomi-Kharagauli, com área total de 5,3 mil quilômetros quadrados, é considerado um dos maiores parques nacionais da Europa?

... a Rússia Soviética reconheceu a independência da República Democrática da Geórgia com o Tratado de Moscou de 1920, desde que não as tropas estrangeiras não amigáveis à Rússia nunca fossem estacionadas em solo georgiano?

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Predefinições
Infobox


Ligações
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Geórgia
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver    







Creative Commons License