Portal:Iraque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Coat of arms (emblem) of Iraq 2008.svg Bem-vindo ao
Portal do Iraque
Kerbela Hussein Moschee.jpgIraqi boys giving peace sign.jpgAl-Khadhumain shrine in baghdad.jpg
Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Bandeira do Iraque
Escudo de armas do Iraque
Localização do Iraque em um mapa do Oriente Médio e no mundo.

A República do Iraque (em árabe: العراق al-‘Irāq Loudspeaker.svg? العراق, curdo: عيَراق), é um país da Ásia Ocidental (Oriente Médio) que engloba a maior parte da Mesopotâmia, bem como o extremo noroeste da cordilheira de Zagros e a parte oriental do Deserto Sírio. Faz fronteira com a Síria e a Jordânia a oeste, com a Turquia ao norte, com o Irã a leste, e com o Kuwait e a Arábia Saudita ao sul. Possui uma seção estreita de litoral no norte do Golfo Pérsico. Há dois grandes rios em seu território: o Tigre e o Eufrates. Sua capital é a cidade de Bagdá (Bagdad), no centro do país, às margens do rio Tigre.

Existem várias sugestões para a origem do nome do Iraque; uma remonta à cidade suméria de Uruk (ou Erech). Outra sugestão é que Iraque vem da língua aramaica, que significa "a terra ao longo das margens dos rios."

Sob a dinastia Sassânida houve uma região chamada “Iraque de Arabi” que se refere à zona sul e central do Iraque (correspondente com a Babilônia). Al-Iraque era o nome usado em árabe para a terra desde por volta do final da Era Comum.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
Mapa da região da Mesopotâmia.

A Mesopotâmia (do grego Μεσοποταμία: μεσο/meso, meio, e ποταμός/potamós, rio, ou seja "terra entre dois rios") é uma região de interesse histórico e geográfico mundial. Trata-se de um planalto de origem vulcânica localizado no Oriente Médio, delimitado entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, ocupado pelo atual território do Iraque e terras próximas. Os rios desembocam no Golfo Pérsico e a região toda é rodeada por desertos.

Inserida na área do Crescente Fértil - de Lua crescente, exatamente por ela ter o formato de uma Lua crescente e de ter um solo fértil -, uma região do Oriente Médio excelente para a agricultura, exatamente num local onde a maior parte das terras vizinhas era muito árida para qualquer cultivo, a Mesopotâmia tem duas regiões geográficas distintas: ao Norte a Alta Mesopotâmia ou Assíria, uma região bastante montanhosa, desértica, desolada, com escassas pastagens, e ao Sul a Baixa Mesopotâmia ou Caldeia, muito fértil em função do regime dos rios, que nascem nas montanhas da Armênia e desaguam separadamente no Golfo Pérsico.

O termo também designa o estudo do período histórico entre o III e o I milênios a. C., quando a região desenvolveu uma cultura em comum e apresentou momentos variáveis de unificação territorial, desde o surgimento das primeiras cidades, como Ur e Uruk até o fim da dominação persa aquemênida.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    
Iraq, Saddam Hussein (222).jpg

Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti, em árabe صدام حسين (Tikrit, 28 de abril de 1937Bagdad, 30 de dezembro de 2006) foi um político e estadista iraquiano; foi o quinto presidente do Iraque de 16 de julho de 1979 até 9 de abril de 2003, e também acumulou o cargo de primeiro-ministro nos períodos de 19791991 e 19942003. Hussein foi uma das principais lideranças ditatoriais no mundo árabe e um dos principais membros do Partido Socialista Árabe Ba'ath, a qual expôs uma mistura de nacionalismo árabe e do socialismo árabe; Saddam teve um papel chave no Golpe de 1968 que levou o partido a um domínio de longo prazo no Iraque.

Como vice-presidente do enfermo General Ahmed Hassan al-Bakr, e numa altura em que muitos grupos eram considerados capazes de derrubar o governo, Saddam criou forças de segurança através do qual controlou rigidamente o conflito entre o governo e as forças armadas. No início dos anos 1970, Saddam nacionalizou o petróleo e outras indústrias. Os bancos estatais foram postos sob seu controle, deixando o sistema eventualmente insolvente, principalmente devido à Guerra Irã-Iraque, a Guerra do Golfo e as sanções da ONU. Até o fim da década de 1970, Saddam cimentou a sua autoridade sobre os aparatos de governo com os lucros obtidos do petróleo que ajudou a economia do Iraque a crescer a um ritmo rápido. As posições de poder no país foram preenchidas com os sunitas, a minoria que compunha apenas um quinto da população.

Saddam suprimiu vários movimentos, especialmente movimentos xiitas e curdos que pretendiam derrubar o governo ou ganhar independência, respectivamente. Manteve o poder durante a Guerra Irã-Iraque de 1980 a 1988. Em 1990, ele invadiu e saqueou o Kuwait. Uma coalizão internacional interveio para libertar o Kuwait na Guerra do Golfo de 1991, mas não pôs fim a ditadura de Saddam. Enquanto alguns o veneravam pela sua postura agressiva contra Israel, incluindo o ataque com mísseis em alvos israelenses, ele foi amplamente condenado pela brutalidade de sua ditadura.

Em março de 2003, uma coalizão de países liderada pelos EUA e pelo Reino Unido invadiu o Iraque para depor Saddam, depois que o presidente dos EUA, George W. Bush acusou o líder iraquiano de possuir armas de destruição em massa e de ter ligações com a Al-Qaeda. O Partido Baath de Saddam foi dissolvido e a nação fez uma transição para um sistema democrático. Após sua captura em 13 de dezembro de 2003 (na Operação Red Dawn), o julgamento de Saddam ocorreu sob o governo interino iraquiano. Em 5 de novembro de 2006, ele foi condenado por acusações relacionadas ao assassinato de 148 xiitas iraquianos em 1982 e foi condenado à morte por enforcamento. A execução de Saddam Hussein foi realizada em 30 de dezembro de 2006.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    

The Euphrates River-Iraq.jpg


O Eufrates pelo Iraque.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    
Nuvola apps filetypes.png

... que o mais antigo sistema de escrita sabido, conhecido como cuneiforme, foi desenvolvido no sul do Iraque durante a civilização suméria?

... que as mais antigas leis foram escritas no Iraque pelo rei sumério Ur-Nammu.

... que o Iraque só perde para a Arábia Saudita em reservas de petróleo.

... que talvez o Iraque possuía electricidade há milhares de anos atrás com a chamada Bateria de Bagdá.

... que a cerveja foi inventada no Iraque.

... que o Iraque é o maior produtor de tamareiras com mais de 400 tipos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Predefinições
Infobox
Ligações
Portal A Wikipédia possui o
Portal do Iraque
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver    







Creative Commons License