Portal:Kiribati

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Kiribati

Bandeira de Kiribati
Brasão de armas de Kiribati
Mapa de Localização

Kiribati é uma nação de 33 ilhas espalhadas sobre 3.500.000 km2 do oceano Pacífico. A maior parte da ex-colônia britânica de mais de 100.000 habitantes, ou I-Kiribati, vive em sua capital, o atol Tarawa. Os micronésios restantes estão espalhados por todas outras ilhas de Kiribati principalmente no grupo de Tarawa Gilbert, mas também nos grupos Line e Phoenix, com o arquipélago, tendo esta última apenas uma ilha habitada, Kanton. Descoberto pelo capitão James Cook, em 1777, é o maior coral atol no mundo. Enquanto a economia do Kiribati é em grande parte de subsistência, tem um dos mais baixos produto interno bruto do mundo, mas a sua taxa de alfabetização é superior a 90%. Para as transações em dinheiro, I-Kiribati usa o dólar australiano, o rendimento médio é de cerca de 2.000 dólares por ano. Empregos típicos incluem o trabalho nas plantações de coco, em navios estrangeiros e de empresas locais.

Mostrar novas seleções
Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
NASA-CarolineAtoll.jpg

Ilha Caroline ou Atol Caroline (também conhecida como Ilha Millennium), é o mais oriental dos desabitados atois de corais que compreendem o sul das Espórades Equatoriais no centro do Oceano Pacífico.

Primeiramente avistada por europeus em 1606, reivindicada pelo Reino Unido em 1868 e parte da República do Kiribati desde a independência deste país insular em 1979, a Ilha Caroline permaneceu relativamente intocada e é considerada uma das ilhas tropicais mais puras do mundo, apesar da mineração de guano, colheita de copra e habitação humana nos séculos XIX e XX. É o lar de uma das maiores populações de caranguejo-dos-coqueiros no mundo e é um local de procriação importante para aves oceânicas, especialmente a andorinha-do-mar-escura.

Este atol é mais conhecido por seu papel em celebrações acerca da chegada do ano 2000 — um realinhamento da Linha Internacional de Data em 1995 fez da Ilha Caroline um dos primeiros pontos de terra no planeta a ver o nascer-do-sol em 1 de janeiro de 2000.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    
President Anote Tong.jpg

Anote Tong (chinês simplificado: 汤安诺, pinyin: Tāng Ānnuò; Tabuaeran, Ilhas Gilbert e Ellice, 11 de junho de 1952) é um político de Kiribati, de ascendência chinesa e o atual presidente. Estudou na Universidade de Canterbury e na London School of Economics. Venceu as eleições de julho de 2003 com 47,4% dos votos expressos, concorrendo contra o seu irmão, Dr. Harry Tong (43,5%) e o advogado Banuera Berina (9,1%).

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Nikumaroro Sunset AKK.jpg
Pôr do Sol na ilhas Phoenix.
Cartella viola.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    
  • ...que Kiribati é o único país situado em todos os hemisférios (excluindo territórios ultramarinos da França)?
  • ...que Kiribati é o país que tem como número o maior fuso horário UTC positivo (UTC +15)?
Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Predefinições
Infobox


Ligações
Portal A Wikipédia possui o
Portal do Kiribati
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver    







Creative Commons License