Pultrusão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

A pultrusão é um processo de fabrico em contínuo de perfis constituídos por fibras e resinas termoendurecidas, que consiste em “puxar” as fibras embebidas na resina matriz através de uma fieira ou molde. O aquecimento do molde, que tem a forma da secção transversal do perfil desejado, provoca a polimerização (cura) da resina durante a passagem no seu interior. A palavra pultrusão provém do inglês: “to pull”, que significa precisamente “puxar”. Este tipo de material perfis compósitos que possui alta resistência física e química, além de flexibilidade. Perfis pultrudados de poliéster reforçados com fibras de vidro

Estes perfilados são obtidos por um processo contínuo, no qual fibras de vidro são molhadas em resina de poliéster, formando um material composto sólido de seção uniforme. Pultrusão é um processo de moldagem contínua no qual fibras de vidro, sob forma de roving, manta ou tecido, são puxadas através de uma matriz de aço aquecida, passando antes por um banho de resina termofixa, em que as fibras são impregnadas. Características: Alta resistência mecânica Resistentes a corrosão Isolantes elétricos Baixo peso específico Dispensam manutenção

Algumas aplicações: Indústria Eletroeletrônica, Indústria de Papel e Celulose, Artigos Esportivos, Sinalização, Indústria Química e Petroquímica, Indústria Náutica, Indústria Têxtil

Um dos principais produtos pultrudados são as grades de piso e os guarda-corpo, entre outros como: Leitos para cabos, Eletrocalhas, Eletrodutos, Escadas, etc.

As Grades de Piso Pultrudadas (montadas) em Fiberglass são fabricadas a partir de perfis pultrudados de alta resistência mecânica, excelente desempenho em ambientes quimicamente agressivos, além de serem isolantes elétricos. Devido aos materiais empregados e ao seu processo de fabricação, as grades de piso em fiberglass PCR são, leves, duráveis, de fácil instalação e dispensam manutenção.

Resistência a Corrosão Leveza (2/3 do peso do alumínio e ¼ do peso do aço) Isolantes elétricas Não sofre interferência de campos magnéticos Superfície antiderrapante Autoextinguível (não permite a propagação do fogo)

Este material pode ser produzido com resinas poliéster diverso (ortoftálica, isoftálica, ester-vinílica, finólica, etc.), dependendo da necessidade de cada cliente, quanto à resistência e corrosão.

Aplicações: Plataformas marítimas, Indústria Química e Petroquímica, Indústria de Papel e Celulose, Indústrias Sucroalcooleiras, Indústrias Farmacêuticas, Indústrias Alimentícias e de Bebidas, Usinas Elétricas, Tratamento de Águas Efluentes, Cozinhas Industriais, Frigoríficos, Áreas de Processos e Sistemas Industriais, Marinas e Aplicações Navais, Galvanoplastias, Piscinas e Parques Aquáticos

Algumas empresa do ramo: CBMC-Cia Brasileira de Materiais Compósitos (www.cbmc.ind.br); Tech Composites (www.techcomposites.com.br); PCR Plásticos; Eco Composites; Cogumelo; Stratus; (Pultrusão do Brasil); www.pcrplasticos.com.br

Este processo, cuja aplicação é frequente na indústria de componentes aeronáuticos, em materiais para a construção civil ou na fabricação de têxteis técnicos, permite a produção de grandes séries de perfis com secção constante de polímeros reforçados com fibras longas.

As resinas utilizadas podem ser fenólicas, poliuretano, poliéster, epóxi, ou viniléster. Quanto à componente fibrosa, pode utilizar-se fibra de vidro, fibra de carbono, aramida ou de boro.

Fonte: www.pcrplasticos.com.br

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License