Rádio Vaticano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rádio Vaticano
Radio vaticana.jpg
Central da Rádio Vaticano
Radio Vaticana S/A
País Vaticano
Sede Cidade do Vaticano
Fundação 12 de fevereiro de 1931
Pertence a Santa Sé
Género jornalismo, cerimônias religiosas
Idioma Latim, Italiano e mais 45 idiomas diferentes.
Sítio oficial http://www.radiovaticana.va

Rádio Vaticano (em latim: Statio Radiophonica Vaticana, em italiano: Radio Vaticana) é a emissora de rádio da Santa Sé que tem por finalidade anunciar a mensagem cristã católica e proporcionar uma união do Vaticano com as demais comunidades cristãs espalhadas pelo mundo.

Históriaeditar | editar código-fonte

Fundada pelo Papa Pio XI e encarregada a Guglielmo Marconi, em 1931, teve a primeira transmissão em 12 de fevereiro de 1931, utilizando-se de duas freqüências e um transmissor de 10kw.

Em 25 de dezembro de 1937, um transmissor Telefunken de 25kw e duas antenas direcionais foram adicionadas. A emissora fazia uso de 10 freqüências.

Durante a Segunda guerra mundial, a Radio Vaticano foi uma fonte de notícias para os Aliados, e como propaganda pró-aliada.

Atividadeeditar | editar código-fonte

Transmite em 45 idiomas.

Suas transmissões são efetuadas por Ondas Curtas, Ondas Médias, Freqüência Modulada - FM (Zona de Roma e Lácio), com re-transmissão de sinal através da Internet - rádio digital. Sua direção está a cargo dos jesuítas.

Rádio Vaticano oferece convênios com outras emissoras de rádio, em vários idiomas, para a transmissão das diferentes atividades do Santo Padre e programas como o Noticiário Hispanoamericano e o Programa Brasileiro da Rádio Vaticano.

A programação é construída por mais de 200 jornalistas, em 61 países. Em março de 2008 contava com 384 funcionários. Rádio Vaticano produz mais de 42.000 horas de rádio-difusão. O diretor geral é o Padre Federico Lombardi SJ.

A Rádio Vaticano cessou em 1º de julho de 2013 grande parte de suas emissões em ondas curtas para a Europa e Américas, incluíndo a emissão em português para o Brasil, entre 21:30 e 22:00 (hora Universal), 18:30 e 19:00 (Horário de Brasilia, em 15470 kHz (19 metros).

No Brasileditar | editar código-fonte

A versão brasileira da Rádio Vaticano é transmitida por dezenas de emissoras, incluindo a Rádio Fraternidade, a Rádio Aparecida, a Rede Boa Esperança de Rádio de Palmas-TO e a Rede Católica de Rádio. Também é oferecida por satélite, internet e ondas curtas.

Na Internet destaque para a Página Oficial da Rádio Vaticano em português, em 2013, manteve uma média de 500 mil acessos semanais.

O Programa Brasileiro emite cinco programas diários:

1º Boletim de Notícias (vai ao ar às 7h00)- Horário de Brasília 2º Programa da Manha (vai ao ar às 8h00) - Horário de Brasília 3º Programa da Tarde (vai ao ar às 14h00)- Horário de Brasília 4º Programa da Tarde - Reprise (vai ao ar às 21h30) - Horário de Brasília 5º Em Romaria - Só as quintas ao Meio dia - Horário de Brasília

Além de transmitir a Rádio Crônica em Língua Portuguesa da Oração dominical do Angêlus com o Papa

Dos seus 384 funcionários, sete constituem a equipe brasileira. E' dirigida atualmente pelo Padre Cesar Augusto dos Santos, SJ.

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Portal A Wikipédia possui o
Portal do Vaticano
Administração e transmissor na Cidade do Vaticano.

Ligações externaseditar | editar código-fonte

Ícone de esboço Este artigo sobre comunicação é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License