Rede de Emissoras Independentes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
REI
Rêde de Emissoras Independentes, do Brasil
Tipo Rede de televisão comercial
País  Brasil
Fundação 14 de setembro de 1969 (44 anos)
por Paulo Machado de Carvalho
Extinção 09 de novembro de 1989 (24 anos)
Cidade de origem São Paulo, SP
Sede São Paulo, SP
Estúdios Teatro Record, Teatro Manoel de Nóbrega e Teatro da TVS, Também chamado de Teatro Silvio Santos.
Slogan Rede de Emissoras Independentes, unindo o Brasil inteiro através de suas emissoras.
Formato de vídeo 480i SD (1967)-(1989)
Cobertura Nacional
Emissoras próprias São Paulo
Rio
Brasília
Emissoras afiliadas TV Record, TV Rio, TVS dentre outras

A Rede de Emissoras Independentes (REI) foi uma rede de televisão fundada em 1967, como sucessora das Emissoras Unidas. Inicialmente, em 14 de setembro de 1969 era uma rede liderada pela TV Record de São Paulo, TV Rio do Rio de Janeiro e TV Alvorada de Brasília. era a maior rede de televisão do Brasil, agora formada pela Rede Globo.

Anos 70editar | editar código-fonte

Em 1970, a TV Alvorada de Brasília abandona a REI, após a emissora ser vendida para a Rádio Capital, que a transforma em TV Capital. Em 1972 a TV Rio do Rio de Janeiro também foi vendida e seus novos proprietários decidem realizar programação regional e independente.

Em 1972, o apresentador e empresário Silvio Santos compra de fazendeiros paulistas 50% da TV Record de São Paulo e, mais tarde, consegue adquirir de empresários paulistanos mais 10% das ações da emissora. Por esse motivo, reivindica na justiça o direito de administrar a emissora. A justiça concilia os grupos proprietários definindo uma administração harmônica entre ambos.

Em 1976, a Record, Canal 7 de São Paulo, passa a formar rede com a TVS, Canal 11 do Rio de Janeiro, de Silvio Santos e A REI continua pelo Brasil inteiro.

Com o fim da Tupi em 1980, Silvio decide transmitir seu programa em São Paulo provisoriamente pela TV Record canal 7 e no Rio pela TVS canal 11 e ainda aproveita as poucas emissoras da REI que restam, continuando em Belo Horizonte, Brasília e Salvador com as emissoras da Tupi que se salvaram da cassação. Mas essa situação não durou muito tempo. Em setembro de 1980, dois meses após a saída da Tupi do ar, estas concessões são entregues para novos canais de televisão no Brasil.

Anos 80editar | editar código-fonte

Em 3 de fevereiro de 1980, a TV Record São Paulo passa a transmitir simultaneamente o Programa Silvio Santos com a Tupi e com a TVS, canal 11 do Rio. A transmissão simultânea prossegue apos 1980, porem sem a Rede Tupi, que fora extinta. A TV Record de Sao Paulo funcionou na década 80 quase como uma retransmissora da TVS, que se tornou a lider da REI.

Em 18 de julho de 1980, As emissoras remanenscentes Diários e Emissoras Associados, se integraram a uma antiga rede nacional, formada pelas TVs Record, de São Paulo e Silvio Santos, do Rio de Janeiro e nasce assim, o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT.

Em 25 de março de 1981, o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, é constituída e construída.

Em 19 de agosto de 1981, as TVS, Canal 11 do Rio e Canal 4 de São Paulo, passa a integrar uma nova rede nacional de televisão, o SBT; apesar da nova rede criada, o SBT transmite simultaneamente com a Record o Programa Silvio Santos, e a REI prossegue. Em 26 de agosto de 1981, nascem a TVS, Canal 5 de Porto Alegre e de Pará. A razão social do SBT era SBT-Sistema Brasileiro de Televisão S/C Ltda.

Em 1982 é inaugurada a TV Record Rio de Janeiro, emissora pertencente 100% ao Silvio Santos, que agregou-a a programação da REI ou do SBT no Rio de Janeiro. Em 1987, o Canal 9 carioca troca seu nome para TV Copacabana e, mais tarde, para TV Corcovado, passando a ter uma quantidade cada vez maior de programação local, reduzindo assim a participação da programação produzida pelo Canal 7 de São Paulo em sua grade, mas mantendo aos domingos a transmissão do Programa Silvio Santos em cadeia com as emissoras do SBT. Em 1990, a TV Corcovado torna-se retransmissora da MTV Brasil e em 1992 a emissora é vendida para as Organizações Martinez, atual CNT.

A Record encerra as transmissões simultâneas com a TVS, o Programa Silvio Santos em 1987, quando as emissoras da TVS não passaram adotar o nome SBT. Silvio Santos, já com o SBT consolidado nacionalmente, deixa de injetar recursos na TV Record, mergulhando-a em séria crise financeira e em 1988 a terceira geração da família de Paulo Machado de Carvalho juntamente com Silvio Santos, decidem colocá-la à venda. No dia 9 de Novembro de 1989 a TV Record era vendida para o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, o bispo Edir Macedo: a REI definitivamente acabava.

Anos 90editar | editar código-fonte

No dia 16 de julho de 1990, entra no ar a atual Rede Record, com quatro emissoras em seu início: a TV Record São Paulo Canal 7,a TV Record Franca/Ribeirão Canal 4, a TV Record São José do Rio Preto canal 7 e a TV Capital Canal 8 de Brasília. No dia 30 de março de 1990, Edir Macedo assume definitivamente o controle acionário da TV Record. No dia 16 de julho uma afiliada, a TV Guajará Canal 4 de Belém, em 1 de novembro de 1990. Enquanto isso, Silvio Santos continua com suas emissoras próprias e afiliadas ao SBT. A substituição do nome TVS pelo nome SBT foi definitivamente no ar no dia 19 de agosto de 1990.

Antigas emissoras da redeeditar | editar código-fonte

Referênciaeditar | editar código-fonte

  • [1] Atrás da tela da televisão







Creative Commons License