República do Pampa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira da República do Pampa.

República do Pampa, República dos Pampas ou, como é mais conhecido, Movimento pela Independência do Pampa é um movimento separatista, não organizado e pacíficocarece de fontes?, com o objetivo de autodeterminação do Rio Grande do Sul. Foi iniciado pelo gaúcho Irton Marx, no começo da década de 1990. Na época, a Polícia Federal brasileira apreendeu todo o material publicitário relacionado ao movimento.

O movimentoeditar | editar código-fonte

Esse movimento e seu primeiro protagonista, Irton Marx, têm sido associados ao fascismo e ao nazismo1 . Devido à proposta de preestabelecer idiomas oficiais, entre os quais, além do português, estariam o alemão e o italianocarece de fontes?. Porém, Irton Marx foi julgado sob acusação de racismo mas foi inocentado em todos os processos movidos pelo aparato estatal brasileiro enquanto seus acusadores foram condenados a pagar indenizações pelas calúnias e danos morais causados.

Segundo o Instituto Stephen Roth, da Universidade de Tel Aviv, a bandeira original do movimento reproduziria os símbolos do Terceiro Reich junto com a imagem do Cruzeiro do Sul1 2 . Em relatório deste instituto também consta que no livro escrito pelo fundador do movimento, intitulado "Vai Nascer um Novo País: a República do Pampa Gaúcho",

Precedentes e motivoseditar | editar código-fonte

Question book.svg
Secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A idéia de se formar um estado independente no sul do país vem da época em que houve a Revolução Farroupilha, quando se formaram as repúblicas Rio-Grandense e Juliana (em Santa Catarina), as quais nunca alcançaram emancipação legítima de fato. É importante ressaltar que os motivos que inspiraram a Revolução Farroupilha não foram os mesmos que inspiram o movimento da República dos Pampas.

O movimento da República dos Pampas se deve às diferenças ou uma percepção coletiva das mesmas nos aspectos culturais e econômicas da região sul em relação ao resto do Brasil.

Referências

  1. a b Stephen Roth Institute.brazil 2004. Tel Aviv University, 2004. Acessado em 06/04/2008.
  2. CRWFLAGS. Movement for the Independence of the Pampas (Pampas Republic). Acessado em 06/04/2008

Ligações externaseditar | editar código-fonte








Creative Commons License