Rhodophyceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde outubro de 2009). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaRhodophyceae
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
(sem classif.) Archaeplastida
Filo: Rhodophyta
Classe: Rhodophyceae
Ordens

Pertencente ao grupo das algas pluricelulares, geralmente macroscópicas e marinhas. Tem como pigmento predominante a ficoeritrina, responsável pela sua coloração avermelhada.

A reprodução das algas vermelhas ocorre principalmente por alternância de gerações ou metagênese, em que, no ciclo reprodutivo, verifica-se a existência de uma fase sexuada que se alterna com uma fase assexuada.

Entre os inúmeros exemplos de algas vermelhas, podemos considerar a Porphyra, usada como alimento, e o Gelidium, do qual se extari o ágar, de grande aplicação como substrato de cultura microbiana e como componente de gelatinas, balas e outros alimentos.


Ícone de esboço Este artigo sobre algas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License