Rua dos Ferreiros (Póvoa de Varzim)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rua dos Ferreiros
Concelho: Póvoa de Varzim
Freguesia(s): UFPVBA
Lugar, Bairro: Bairro Sul
Início: Praça do Almada
Término: Travessa da Poça da Barca, Rua das Violetas
Comprimento: 690 m
Abertura: 1568
Designação anterior: Estrada Nova, Estrada Velha
Toponímia do Grande Porto

A Rua dos Ferreiros é uma rua no bairro piscatório da cidade da Póvoa de Varzim em Portugal. Na Rua dos Ferreiros nasceu Cego do Maio em 1817.

Históriaeditar | editar código-fonte

A Rua dos Ferreiros é já mencionada em 1568, então denominada "Estrada Nova", que fazia a ligação da Póvoa de Varzim, a Vila do Conde e ao Porto. Ali viviam os ferreiros que trabalhavam para os estaleiros do Porto da Póvoa de Varzim. Em 1862 é criada a Estrada Real n.º 30, substituindo a ligação ao Porto e Vila do Conde, passando a rua a se designar de "Estrada Velha".

Havia na Rua dos Ferreiros uma ponte com um arco de pedra, a ponte destinava-se a passar o Regato de Magar, que nascia em Coelheiro.

Morfologia urbanaeditar | editar código-fonte

Tal como outras ruas do Bairro Sul, é uma das ruas que corre paralela à Enseada da Póvoa, e com as quais forma uma malha. A rua é notada pela existência até hoje de uma antiga e extremamente pequena casa de pescadores poveiros, bem preservada. A qual a Câmara Municipal pretende transformar num museu denominado "Casa do Pescador". Este é o género de habitação que Raul Brandão na descrição do bairro piscatório se referia como "tocas de esquimós". A casa encontra-se protegida pelo Plano de Urbanização da Póvoa de Varzim como edificação de interesse patrimonial global.

A Rua inicia-se na Praça do Almada. No início da rua encontra-se uma antiga alminha, com um nicho elaborado, hoje incrustada num edifício da segunda metade do século XX.

Patrimónioeditar | editar código-fonte

  • Fachada da casa no nº 65
  • Casa de Pescadores (nº 68)







Creative Commons License