Sanduíche

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um sanduíche do tipo italiano

Sanduíche (do inglês sandwich), também popularmente chamado de sanduba (português brasileiro) ou sandes (português europeu), é um tipo de alimento que consiste em duas fatias de pão, entre as quais é colocada carne, queijo ou outro tipo de alimento. Também pode ser feito com um pão inteiro, geralmente de pequenas dimensões.

Os sanduíches são, habitualmente, consumidos ao lanche ou como uma refeição rápida, durante o almoço ou o jantar.

Conforme o historiador Edward Gibbon, seu nome teria se originado em 1762 a partir de John Montagu, quarto conde de Sandwich, aristocrata inglês do século XVIII, que tinha o hábito de comer pedaços de carne entre duas fatias de pão durante as suas intermináveis partidas de uíste.

Um dos seus parceiros de carteado, James Cook, deu o nome de Sandwich a ilhas do Oceano Pacífico descobertas por ele em 1778. Hoje, tais ilhas são chamadas de Havaí. Existem, no Oceano Atlântico, a sudeste da América do Sul, as desabitadas ilhas Sanduíches do Sul.1

Daí em diante, o sanduíche, nas suas mais diversas formas, se popularizou internacionalmente, especialmente em países como Inglaterra, Países Baixos, Alemanha, Itália (bruschetta, tramezzino, panino), Estados Unidos (cachorro-quente, hambúrguer) etc.

Referências

  1. "A Rainha que virou pizza" - José Antônio Dias Lopes - Cia. Editora Nacional - 2007

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Commons
O Commons possui multimídias sobre Sanduíche


Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License