Stavanger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stavanger
Brasão da comuna de Stavanger
Mapa do condado de Rogaland com Stavanger em destaque.
Condado Rogaland
Número 1103
Sede Stavanger
Área 71 km²
População(2006) 115.157
Densidade 1621,93 hab/km²
Idioma Dano-norueguês
Website www.stavanger.kommune.no

Stavanger é uma comuna e cidade da Noruega, com 71 km² de área e 115.157 habitantes (estimativa 2006), com 181.300 em sua conurbação. Historicamente é uma cidade pesqueira e industrial, uma vez que a partir da década de 1970 tornou-se a 'capital norueguesa do petróleo' e as atividades relacionadas à extração no mesmo no Mar do Norte tornou-se o principal setor econômico da cidade. Graças ao extrativismo mineral, Stavanger é a cidade com menor índice de desemprego em toda a Europa e sede do Museu Norueguês do Petróleo.

Na cidade localiza-se, também, a mais antiga catedral do país(Stavanger Domkirke). Em maio ocorre anualmente o MaiJazz, um festival de jazz de grande repercussão nacional, em 2008 Stavanger foi junto a Liverpool, no Reino Unido, a Capital Européia da Cultura de 2008. Sua universidade, Universitetet i Stavanger, possui aproximadamente 9.000 estudantes.

Museu do Petróleo.

Origem do Nomeeditar | editar código-fonte

Norse dê forma do nome era Stafangr. Originalmente este era o nome de uma entrada (chamada agora Vågen). O primeiro elemento do nome é stafr m “equipe de funcionários, vara”. Isto podia consultar ao formulário da entrada, mas também ao formulário da montanha Valberget (Staven “a equipe de funcionários” é um nome comum de montanhas elevadas e íngremes em Noruega). O último elemento é angr m “entrada, fjord”.1


Relações Internacionaiseditar | editar código-fonte

Cidades-irmãs:



Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Noruega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License