TV Unisinos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Unisinos
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Sede da TV Unisinos
País  Brasil
Fundação 2003 (11 anos)
Cidade de origem Novo Hamburgo, RS
Sede Av. Unisinos, 950
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Afiliações Canal Futura
Cobertura Vale dos Sinos
Página oficial http://www.tvunisinos.com.br/
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
52 (Vale dos Sinos) e (Grande Porto Alegre)
Digital
51 (52.1) (Vale dos Sinos) e (Grande Porto Alegre)
Disponibilidade por cabo
NET Sul
32

TV Unisinos é uma emissora de televisão brasileira com sede em São Leopoldo, RS. Transmite a programação do Canal Futura, além de gerar programas locais. Sua transmissão é feita a partir do morro Dois Irmãos em Novo Hamburgo, RS. Opera no canal 52 UHF, 51 (52.1) HDTV em testes e no canal 32 da NET Sul.

Históriaeditar | editar código-fonte

A história da TV Unisinos começou com a Vinda do Jesuita Irmão Virgilio Adami, ele estava a trabalho em Roma por mais de 14 anos, quando retornou ao Brasil, foi incumbido da direção da Biblioteca Central, tendo anos depois assumido a Direção de Audiovisual da Universidade, incluindo os laboratórios do Centro de Comunicação, onde encontrava-se o laboratório de Televisão. Formou uma equipe, inicialmente composta por Liceo Piovesan e Placido Delazzari. Que com o passar dos anos foram criando a estrutura laboratorial da universidade, aliando a experiência do Irmão Virgilio Adami que vivera por muitos anos fora do Brasil com a Vontade de pessoas como Liceo Piovesan e Placido Delazzari.

Anos depois a equipe foi complementada com Anderson de Assunção, Antônio Joceli Bitencourt Rodrigues e Cícero Augusto Fogaça. A equipe começou a trabalhar com um sistema de transmissão MMDS para dentro do campus,para a residência dos Jesuitas, para o retiro e para a Sede da Unisinos no Centro da cidade de São Leopoldo com a finalidade de transmitir eventos internos. A emissora efetivamente foi criada em 2000, quando fundiu a estrutura da produtora SAVI, então um departamento da Diretoria de sistemas de Informação dirigida por Alceu Fernandes Filho com o Laboratório(estúdio de TV) do curso de comunicação. A intenção inicial era de proporcionar aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas uma oportunidade de praticar seus conhecimentos de forma prática. Nesta época foi de fundamental importância o apoio dado pelos diretores do curso de Comunicação, inicialmente o prof. Sérgio Farina e posteriormente Adayr Tesche. Na fusão a TV ficou com todos os equipamentos da produtora e seu corpo técnico, sob a diretoria do professor Alexandre Kieling. A partir daí foi implantada uma estrutura administrativa profissional, foram contratados profissionais do mercado, ficando o acesso aos alunos limitado ao programa Zinco quente.

A produtora SAVI, que fora criada em 1996, era coordenada por Marcos Balbino e pelo Ir. Virgilio Adami.

O sinal TV Unisinos também pode ser captado em alguns pontos de Porto Alegre, mas com alguma perda na qualidade do sinal.

A emissora possui outorga junto a Anatel do canal 52 em Novo Hamburgo, mas por problemas de interferência, utilizou o canal 30 também em UHF. Em agosto, passou a operar simultaneamente nos canais 30 e 52 e iniciou testes no canal 51 em HDTV. Em 1º de setembro, retira do ar o canal 30, permanecendo apenas os canais 52 e 51 HD.

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Ligações externaseditar | editar código-fonte

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Creative Commons License