Taipé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Taipei)
Ir para: navegação, pesquisa
Taipé
臺北市
Taipei night view with 101.jpg
Bandeira oficial de Taipé
Brasão oficial de Taipé
Bandeira Brasão
Apelido: ""Cidade das Azáleas""
Lema: "'Maju dan makmur
(Português: Progresso e prosperidade)
"
Localização de Taipé na República da China.
Localização de Taipé na República da China.
País Taiwan
Distrito Xinyi
Prefeito Hau Lung-bin
Área  
  Total 271,7997 km²
    Água   2,7 km²
  Urbana 2457 km²
População  
  Cidade (Março de 2009) 2619920
    Densidade   9639,16/km²
  Urbana 6752826
  Metro 10072918
Fuso horário
  Verão (DST)
CST (UTC+8)
+8 (UTC+8)
Website: www.taipei.gov.tw

Taipé (em chinês tradicional 臺北市; em chinês simplificado 台北市; em pinyin: Táiběi Shì) é a capital de facto e maior cidade da República da China, no norte da ilha de Taiwan (antiga Formosa).

A cidade de Taipé é cercada pela cidade de Nova Taipé e pela cidade de Keelung, formando a região metropolitana de Taipé, cuja administração é exercida por diferentes órgãos governamentais. Taipé tem o estatuto de município especial, administrado diretamente pelo governo central da República da China, enquanto que o condado de Taipé e a cidade de Keelung são administrados como parte integrante da província de Taiwan.

Segundo o censo demográfico de janeiro de 2007, a população total da cidade de Taipé (excluindo o condado homônimo[1][2]) é de 2 630 872 habitantes. Os setores industriais mais importantes são o de manufatura de eletrônicos, têxteis, metalurgia, estaleiros e linhas de montagem de motocicletas.

Geografiaeditar | editar código-fonte

Taipé localiza-se na Bacia Taipé, ao norte de Taiwan. Ela faz fronteira com o Rio Xindian no sul, e o rio Danshui (Tamsui) sobre o oeste. Os distritos do norte de Shilin e Beitou alargar norte do Rio Keelung e são delimitada pelo Parque Nacional Yangmingshan. A cidade de Taipé tem limites que abrangem uma área classificada XVI de vinte e cinco entre todos os condados e as cidades em Taiwan.

A montanha de Cising fica situada no grupo do vulcão de Datun e na montanha a mais alta na borda da bacia de Taipé. Seu pico principal tem 1.120 m de altura

Divisões administrativaseditar | editar código-fonte

A cidade de Taipé está divididas em doze distritos (區):

Hanyu Pinyin Caracteres chineses (Hanzi) Wade-Giles
Sōngshān 松山區 Sung-shan
Xìnyì 信義區 Hsin-yi
Dà'ān 大安區 Ta-an
Zhōngshān 中山區 Chung-shan
Zhōngzhèng 中正區 Chung-cheng
Dàtóng 大同區 Ta-t'ung
Wànhuá 萬華區 Wan-hua
Wénshān 文山區 Wen-shan
Nángǎng 南港區 Nan-kang
Nèihú 內湖區 Nei-hu
Shìlín 士林區 Shih-lin
Běitóu 北投區 Pei-t'ou

Históriaeditar | editar código-fonte

Diagrama da Taipé Antiga com seus muros e portões originais. Importantes edifícios estão em cores

A região conhecida como a bacia de Taipé foi a terra natal das tribos Ketagalan antes do século XVIII. Os chineses da etnia Han começaram a colonizar a área em 1709. No fim do século XIX, a área de Taipé começou a ganhar importância econômica com a exportação de chá. Em 1875, a parte setentrional da ilha de Taiwan foi separada da prefeitura de Taiwan (臺灣府) e incorporada num novo órgão, a prefeitura de Taipé (臺北府).

A partir daquele ano, durante a Dinastia Qing, até o início do domínio japonês em 1895, Taipé fez parte do condad de Danshui (淡水縣) da prefeitura de Taipé, sendo sua capital. A cidade foi declarada capital de Taiwan em 1894.

Como um acordo após a derrota na Primeira Guerra Sino-Japonesa, a China cedeu a ilha de Taiwan ao Império do Japão em 1895. Após a tomada pelos japoneses, Taipé, que recebeu o nome de Taihoku em língua japonesa, tornou-se o centro político do governo colonial do Japão. Grande parte do legado arquitetônico de Taipé remonta ao período do domínio japonês, como o Palácio Presidencial, que fora a sede do governador-geral de Taiwan (台灣總督府).

O Memorial Nacional Chiang Kai-shek.

Durante o domínio japonês, Taihoku foi incorporada em 1920 à prefeitura de Taihoku (台北州), que incluía Bangka, Dadaocheng e Chengnei, entre outras localidades menores. O distrito oriental de Matsuyama (松山庄) foi anexado à cidade de Taihoku em 1938.

Com a derrota do Japão na Guerra do Pacífico e a consequente capitulação em agosto de 1945, Taiwan foi retomada por pelos tropas chinesas nacionalistas.

Em 7 de dezembro de 1949, o governo do Kuomintang (KMT) liderado por Chiang Kai-shek estabeleceu Taipé como capital provisória da República da China depois que os comunistas forçaram sua fuga da China continental. Taipé foi também capital da província de Taiwan (臺灣省) até a década de 1960, quando a administração provincial foi transferida para a vila de Chunghsing (中興新村) no centro da ilha de Taiwan. A República Popular da China (a China continental) não reconhece esta transferência e continua a considerar Taipé capital da província de Taiwan.

Em 1967 Taipé passou a ser administrada pelo governo central e no ano seguinte seus limites foram expandidos, anexando o território de localidades vizinhas como Shilin, Beitou, Neihu, Nangang, Jingmei e Muzha. Em 1990, os dezesseis distritos da cidade de Taipé foram transformados nos atuais doze distritos.

Taipei 101editar | editar código-fonte

O Taipei 101 é um prédio de 101 andares, considerado uma das maravilhas da construção humana, que ganhou o título de Maior Estrutura do Mundo quando foi inaugurado em 2004. Taipei 101 é agora a segunda maior estrutura do mundo depois da inauguração do Burj Khalifa, em Dubai, Emirados Árabes Unidos). Seus observatórios internos e ao céu aberto atraem visitantes de todo o mundo, e seus fogos de artifício no evento de comemoração do Ano Novo já faz parte dos noticiários internacionais. Um grande shopping é localizado na base da torre.

Cidades-irmãseditar | editar código-fonte

A cidade de Taipé tem as seguinte geminações:

Referências

Ligações externaseditar | editar código-fonte

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Taipé
Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Taipé
Precedido por:
{{{antes}}}
{{{titulo}}} Sucedido por:
{{{depois}}}
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.








Creative Commons License