Tapete de Beiriz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O chamado tapete de Beiriz é um produto de artesanato rústico em , originário da freguesia de Beiriz, concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, em Portugal.

Estes tapetes celebrizaram-se pelo chamado "ponto de Beiriz", mas também pelo "ponto estrela" e pelo "ponto zagal". A sua característica mais notável é o fato do desenho do tapete manter-se quando este é virado do avesso.

Históriaeditar | editar código-fonte

A sua origem está na antiga fábrica de Tapetes Beiriz, cuja fundação data de 1919, tendo encerrado as suas atividades na década de 1970.

Aquando da falência da original fábrica Tapetes Beiriz, em 1970, pertencente à família Miranda, a Joaquim Ferreira de Sá, Lda. (actual Tapeçarias Ferreira de Sá, Lda) , sediada em Espinho, compra o espólio da empresa falida. A Joaquim Ferreira de Sá, Sucrs, Lda. já fazia ponto Beiriz desde a sua fundação, em 1946. Na década de 70, esta passa a ser a única empresa detentora do original espólio de desenhos de Beiriz. Muitas das famílias da Póvoa do Varzim, que trabalhavam na fábrica localizada em Beiriz, emigraram para Espinho e ainda hoje trabalham na Tapeçarias Ferreira de Sá, Lda.

Em 1988, uma empresária alemã vê na arte de Beiriz uma oportunidade para erguer un negócio. Assim, adquiriu alguns dos teares da antiga empresa e recrutou alguns dos seus ex-trabalhadores, montando uma empresa a que também chamou "Tapetes de Beiriz, também esta localizada na freguesia de Beiriz, na Póvoa.

Actualmente, a empresa Tapetes Beiriz encontra-se novamente encerrada. Após ter entrado em processo de insolvência em 2013, acabou por fechar definitivamente, tornando-se a Tapeçarias Ferreira de Sá a única empresa a produzir os famosos e originais tapetes em ponto Beiriz.

Dada a sua demanda nacional e internacional, os preços podem oscilar entre 200 a 400 euros por metro quadrado. Estes tapetes podem ser apreciados em lugares tão distintos como o Tribunal Internacional de Haia nos Países Baixos, o Teatro de São Carlos em Lisboa, a Câmara Municipal do Porto ou o Palácio de Belém em Lisboa.

Actualidadeeditar | editar código-fonte

A Tapeçarias Ferreira de Sá, Lda., hoje liderada pelos netos do fundador, Joaquim Ferreira de Sá, é, actualmente, a única empresa em funções a produzir os tapetes no ponto Beiriz. Exportando cerca de 95% da sua produção, a empresa tem em Angola um dos principais mercados para os tapetes produzidos nesta técnica.

Ligações externaseditar | editar código-fonte








Creative Commons License