Timóteo de Éfeso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São Timóteo
Timóteo e sua avó (Loide)
Por Rembrandt.
Apóstolo; Bispo de Éfeso; Mártir
Nascimento c. 17 d.C.
Morte c. 80 d.C. em Éfeso
Veneração por Igreja Católica
Igreja Ortodoxa
Igreja Luterana
Comunhão Anglicana
Festa litúrgica 22 de janeiro nas Igrejas Orientais
26 de janeiro na Igreja Católica e na Igreja Luterana
Gloriole.svg Portal dos Santos

Timóteo (em grego: Τιμόθεος - Timótheos, que significa "honrando a Deus"1 ou "honrado por Deus"2 ) foi um bispocarece de fontes? cristão do século I d.C. que morreu por volta do ano 80 d.C. O Novo Testamento indica que Timóteo esteve com Paulo de Tarso, que era seu mentor, durante as suas viagens missionárias. Ele é considerado como sendo o destinatário das Epístolas a Timóteo. Ele está listado como um dos Setenta Discípulos.

Vidaeditar | editar código-fonte

São Timóteo

Timóteo é mencionado na Bíblia durante a segunda visita de Paulo à Listra, na Anatólia, como sendo um "discípulo"[nota a], "filho de uma judia crente, mas de de pai grego". Paulo então decidiu tomá-lo como seu companheiro de viagem, circuncidando-o antes para garantir sua aceitação pelos judeus convertidos (veja controvérsia da circuncisão)[nota a]. De acordo com McGarvey3 , Paulo realizou a operação "com suas próprias mãos". Timóteo foi então ordenado[nota b] e seguiu com Paulo em suas viagens através da Frígia, Galácia, Mísia, Tróas, Filipos, Beroia e Corinto.

Sua mãe, Eunice, e sua avó, Loide (Lois), são também citadas como eminentes por sua piedade e fé[nota c], o que indica que elas devem ter sido cristãs também. Timóteo foi elogiado por Paulo por seu conhecimento das Escrituras, a quem ele parece ter sido apresentado ainda na infância[nota d]. Pouco se sabe sobre seu pai, exceto que ele era grego[nota a].

De acordo com uma tradição posterior, Paulo consagrou Timóteo como bispo de Éfeso no ano 65 d.C., onde ele teria servido por 15 anos.carece de fontes? No ano 80 d.C. (ou 97 d.C., segundo outras fontesquem?), Timóteo tentou impedir uma procissão pagã e, em resposta, os furiosos pagãos o atacaram, arrastaram-no pelas ruas e o apedrejaram. No século IV d.C., suas relíquias foram transferidas para a Igreja dos Santos Apóstolos em Constantinopla.carece de fontes?

Veneraçãoeditar | editar código-fonte

Timóteo é venerado como um apóstolo, santo e mártir. A Igreja Católica o comemora juntamente com Tito em 26 de janeiro. E os dois e mais Silas são comemorados pelos luteranos também nesta data.

Notaseditar | editar código-fonte

[nota a] ^  «Chegou também a Derbe e a Listra. Achava-se ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego» (Atos 16:1-2)
[nota b] ^  «Não negligencies o dom da graça que há em ti, e que te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.» (1 Timóteo 4:14)
[nota c] ^  «lembrando-me daquela fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou persuadido que também em ti.» (2 Timóteo 1:5)
[nota c] ^  «e que desde a infância sabes as sagradas letras que te podem instruir para a salvação pela fé que é em Cristo Jesus.» (2 Timóteo 3:15)

Referências

  1. Origin and Meaning of Timothy (em inglês). MFnames.com. Página visitada em 14/05/2011.
  2. What does the name TIMOTHY mean? (em inglês). Zelo.com. Página visitada em 14/05/2011.
  3. McGarvey, John William. Commentary on Acts of the Apostles: On Acts 16] (em inglês). [S.l.: s.n.]. Página visitada em 14/05/2011.

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Ligações externaseditar | editar código-fonte

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Timóteo de Éfeso







Creative Commons License