Vento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imagem demonstrando os efeitos do vento.

O vento é o fluxo de gases em curta escala. Na Terra, este corresponde ao deslocamento do ar, que migra de regiões de alta pressão atmosférica para pontos em que essa pressão é inferior.1 2 No espaço sideral, vento solar é o movimento de gases ou partículas carregadas do Sol atráves do espaço, enquanto vento planetário é a liberação de elementos químicos gasosos da atmosfera de um planeta.

Ventos são comumente classificados por sua escala no espaço, sua velocidade, os tipos de forças que os causam, as regiões na qual eles ocorrem e seus efeitos. Os ventos mais fortes observados em um planeta do nosso sistema solar ocorrem em Netuno e Saturno.

Meteorologiaeditar | editar código-fonte

Turbinas eólicas geram energia a partir do vento.

Em meteorologia, os ventos são muitas vezes expressos de acordo com a sua força e a direção de onde ele está soprando. Os ventos com grandes variações de velocidade em um curto espaço de tempo são chamados de rajada, que também pode se referir aos curtos momentos em que a velocidade do vento é a máxima. Os ventos fortes de duração intermediária (cerca de um minuto) são chamados de instabilidade ou lufada. Os ventos de longa duração têm diversos nomes associados com a sua intensidade média, como a brisa, vento, tempestade, furacão e tufão. O vento ocorre em uma série de escalas, a partir de tempestade com duração de fluxos dezenas de minutos, para brisas locais gerada pelo aquecimento da superfície terrestre e duradoura de algumas horas, para o mundo, os ventos resultante da diferença na absorção de energia solar entre a zona do climas na Terra. As duas principais causas de larga escala de circulação atmosférica são o aquecimento diferencial entre a linha do equador e os pólos, e a rotação do planeta (efeito Coriolis). Dentro dos trópicos, a baixa atividade térmica e as circulações sobre planaltos do terreno e alta pode dirigir da ciruclação: chamados de monção. Nas zonas costeiras da brisa do mar, em áreas que têm terreno variável, brisas de montanha e vale pode dominar ventos local.

Influência na Sociedade Humanaeditar | editar código-fonte

Aviões usam o vento para voarem.

Nas civilizações humanas, o vento inspirou a mitologia, influenciado os eventos de história, ampliou o leque de transporte e guerra, e forneceu com uma fonte de energia: energia eólica para o trabalho mecânico, na electricidade, e no lazer 3 . O vento tem poderes com das viagens de veleiros através dos oceanos da Terra3 . O Balão de ar quente usam o vento para fazer viagens curtas, e vôo motorizado usa-lo para aumentar elevador e reduzir o consumo de combustível. As áreas de vento de cisalhamento causada por vários fenômenos do clima pode levar a situações perigosas para as aeronaves. Quando os ventos se tornaram fortes, as árvores e estruturas feitas pelo homem são danificadas ou destruídas.

Os ventos podem moldar acidentes geográficos, através de uma variedade de processos eólicos tais como a formação de solos férteis, como loess e pela erosão2 . A poeira de grandes desertos podem ser movidos a grandes distâncias de sua região de origem pelo ventos predominantes; os ventos que são acelerados por topografia acidentada e associados a surtos de poeira foram atribuídos nomes regionais em vários partes do mundo devido aos seus efeitos significativos sobre essas regiões. Também afeta a propagação do fogo.Eles dispersam sementes de várias plantas, permitindo a sobrevivência e dispersão dessas espécies de plantas, bem como populações de insetos voando. Quando combinada com temperaturas baixas, vento tem um impacto negativo sobre o gado; afeta a produção de alimento dos animais, bem como a sua caça e estratégias defensivas.

Causaseditar | editar código-fonte

A Análise meteorológica de superfície do Grande Nevoeiro de 1888. As áreas com grande condenação isobárica indica ventos fortes.

Vento é causado por diferença de pressão. Quando a diferença de pressão existe, o ar é acelerado da maior para menor pressão. Em um planeta em rotação, o ar será defletido pelo efeito Coriolis, exceto na linha do equador. Globalmente, os dois fatores mais predominantes em ventos de larga escala são a diferença de calor do equador e dos polos, e a rotação do planeta. Fora dos trópicos e em altas altitudes, ventos em larga escala tendem a aproximar balanço geostrófico. Perto da superfície da Terra, atrito faz com que o vento fique mais lento. Este atrito também faz com que o vento sopre mais adentro de regiões de baixa pressão.4

Ventos definem um equilíbrio de forças físicas que são utilizadas para decomposição e análise do perfil do vento. Esses perfis são úteis para simplificar equações atmosféricas de movimentação e para compor argumentos qualitativos sobre distribuição horizontal e vertical dos ventos.
A componente geostrófica do vento é resultado do balanço entre a força de Coriolis e a força gradiente de pressão. Esta flui paralelamente às linhas isobáricas e aproxima o fluxo acima da camada de meia-altitudes.5
O vento térmico é a diferença no vento geostrófico entre duas camadas da atmosfera. Este existe apenas em atmosfera com gadientes de temperatura horizontal.6
A componenente ageostrófica do vento é a diferença entre o vento real e a componete geostrófica. Esta é responsável pelos ciclones.7
O vento gradiente é similar ao geostrófico, mas também incluiu uma força centrífuga (aceleração centrípeta).8

Principais ventoseditar | editar código-fonte

Medição da velocidadeeditar | editar código-fonte

A velocidade do vento é medida com aparelhos chamados anemômetros. Esses aparelhos, normalmente possuem três ou mais pás girando ao redor de um pólo vertical. Quanto mais rápido for esse giro, maior é a velocidade do deslocamento do ar. A quantificação desses dados é feita através da Escala de Beaufort, que possibilita realizar uma estimativa da velocidade através da observação visual, sem necessariamente fazer uso de aparelhos.

Curiosidadeseditar | editar código-fonte

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
"Fonte dos Ventos", escultura de Enrique Alferez
  • Entre 1 a 2% da energia proveniente do Sol (o Sol irradia cerca de 174.423.000.000.000 kWh), é convertida em energia eólica, a qual é cerca de 50 a 100 vezes superior a energia convertida em biomassa (0,011%), por todas as plantas da terra.
  • O vento atua como agente de transporte efetivo, intervém na polinização e no deslocamento das sementes.
  • Na Patagônia as árvores crescem todas inclinadas para o norte, devido aos fortes e constantes ventos que as empurram nessa direção.
  • O vento também é um poderoso agente de erosão, remodelando a paisagem de muitos locais.
  • Os aviões que voam da América do Norte para a Europa economizam bastante combustível se conseguirem penetrar na corrente do jato, fazendo com que seus velozes ventos literalmente "empurrem" as aeronaves para a frente.
  • O aparelho que mede o sentido de onde está vindo o vento chama-se biruta.

Utilização do vento por humanoseditar | editar código-fonte

Referências

  1. http://educacao.uol.com.br/ciencias/ventos-tipos-de-vento-massas-de-ar-frentes-frias-e-brisa-maritima.jhtm
  2. a b http://www.brasilescola.com/geografia/vento.htm
  3. a b http://www.kplus.com.br/materia.asp?co=171&rv=Direito
  4. JetStream (2008). "Origin of Wind". National Weather Service Southern Region Headquarters. Acessado em 2012-02-11 (inglês).
  5. Glossary of Meteorology (2009). "Geostrophic wind". American Meteorological Society. Acessado em 2012-02-11 (inglês).
  6. Glossary of Meteorology (2009). "Thermal wind". American Meteorological Society. Acessado em 2012-02-11 (inglês).
  7. Glossary of Meteorology (2009). "Ageostrophic wind". American Meteorological Society. Acessado em 2012-02-11 (inglês).
  8. Glossary of Meteorology (2009). "Gradient wind". American Meteorological Society. Acessado em 2012-02-11 (inglês).

Ver tambémeditar | editar código-fonte

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Vento
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Vento
Portal A Wikipédia possui o portal:








Creative Commons License