Wikipédia:Avaliação de artigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:Feedback)
Ir para: navegação, pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Oficializar artigos informativos (30mai2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.

Pela natureza da Wikipédia os artigos não possuem todos uma mesma qualidade. Com o objetivo de informar ao leitor a qualidade do texto que ele está lendo e informar ao editor quais artigos precisam de atenção, foram criados ao longo do tempo alguns processos para avaliar a qualidade dos artigos.

Atualmente a Wikipédia lusófona possui dois processos de avaliação da qualidade dos artigos, com um terceiro a ser implementado no futuro. Cada processo possui suas vantagens e desvantagens e visa um público-alvo diferente.

Avaliação pela comunidade

A Wikipédia lusófona adota uma escala de avaliação de seis níveis para avaliar a qualidade dos artigos levando em consideração os nove critérios a seguir:

  1. Verificabilidade (princípio da wiki)
  2. Imparcialidade (princípio da wiki)
  3. Redação correta (Livro de estilo)
  4. Ligações internas (Livro de estilo)
  5. Wikificação (Livro de estilo)
  6. Seções definidas (EAB)
  7. Layout (EAD)
  8. Imagens (EAD)
  9. Completo (EAD)

Para os níveis cinco (Artigo bom e Anexo bom) e seis (Artigo destacado e Anexo destacado) da escala há um processo próprio para isso (Escolha do artigo em destaque e Escolha do anexo em destaque). Para os níveis de um a quatro, qualquer editor pode alterar o nível de qualidade na predefinição {{Marca de projeto}} presente na discussão de todos os artigos, levando em consideração a escala de avaliação.

Determinados grupos de artigos que formem um único tema podem ainda se tornar tópicos destacados.

Avaliação automática

Usando critérios objetivos é feita uma avaliação automática dos artigos pelos robôs da Wikipédia para fazer as avaliações dos níveis 1 a 4. Esses critérios, apesar de serem objetivos, possuem algum nível de imprecisão principalmente para os níveis 3 e 4. Ainda assim, é uma ferramenta importante visto que a grande maioria dos artigos da Wikipédia ainda não está classificada.

A avaliação feita por um bot é apenas temporária, assim que algum usuário avaliar o artigo, será essa avaliação que será considerada para a qualidade do artigo.

Avaliação pelos leitores

Out of date clock icon.svg
Esta página pode conter informações desatualizadas.

Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes.

A Wikimedia Foundation está desenvolvendo o projeto "Article feedback", com o objetivo de engajar os leitores no processo de avaliação da qualidade dos artigos da Wikipedia (uma das cinco prioridades definidas no plano estratégico). As primeiras versões dessa ferramenta foram testadas na Wikipédia Anglófona em 2010 e a versão 4 foi ativada na Wikipédia lusófona em setembro de 2011 para artigos que possuíam uma categoria específica (consenso), e em fevereiro de 2012 para todos os artigos (consenso). Essa versão permite que leitores e editores da Wikipédia avaliem os artigos em uma escala de 1 a 5 em relação à confiabilidade, objetividade, abrangência e organização e qualidade da redação do texto.

Atualmente, está em desenvolvimento a versão 5 da ferramenta, com a qual pretende-se incentivar os leitores a participar mais ativamente, convidando-os a opinar sobre os artigos que leem, e encorajando-os a tornarem-se editores com o tempo.

Todos estão convidados a se envolver no desenvolvimento do projeto, seja por meio da página de discussão na Wikipédia inglesa ou dos encontros promovidos no IRC.









Creative Commons License