Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Artigo em destaque

Amanita atkinsoniana 34833.jpg

Amanita atkinsoniana é um fungo que pertence ao gênero de cogumelos Amanita na ordem Agaricales. Produz um corpo de frutificação cujo píleo ("chapéu") é esbranquiçado a amarronzado e mede até 12,5 cm de diâmetro. Tem formato convexo ou achatado, por vezes com uma depressão central. Sua superfície é coberta por pequenas verrugas cônicas, que são remanescentes do véu universal. Elas são facilmente removíveis e perto da borda do chapéu vão ficando menores e lanosas. O tronco, branco e liso, pode atingir 20 cm de altura e 2,5 cm de espessura. Em sua base há um bulbo coberto com anéis de escamas marrom-avermelhadas.

O cogumelo foi descrito pela primeira vez pelo botânico norte-americano William Chambers Coker em 1917, com base em espécimes que ele mesmo coletou na Carolina do Norte em setembro e outubro de 1914. O epíteto específico atkinsoniana é uma homenagem a George Francis Atkinson, um micologista que descreveu cogumelos no sul e no leste dos Estados Unidos no final do século XIX. Na natureza, é encontrado principalmente nos Estados Unidos, mas sua área de distribuição vai desde Quebec, no Canadá, até o estado mexicano de Michoacán. O cogumelo frutifica mais comumente durante o verão e outono após fortes chuvas, crescendo sobre o solo de florestas de coníferas e decíduas mistas. A espécie é classificada como "possivelmente venenosa" e seu consumo não é recomendado. (leia mais...)


Eventos recentes

Crise de reféns em Sydney em 2014

Neste dia...

Václav Havel

18 de dezembro:

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Outros dias: 1617181920Ver todos

Sabia que...

Seca no Brasil.jpg

Imagem do dia

O navio Dutch men-o'-war com outros navios dos Países Baixos em uma calmaria, pintados por Willem van de Velde o Jovem.  (definição 7 352 × 5 273)

O navio Dutch men-o'-war com outros navios dos Países Baixos em uma calmaria, pintados por Willem van de Velde o Jovem.
(resolução original: 7 352 × 5 273)


Apresentação

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia coletiva universal e multilíngue estabelecido na Internet sob o princípio wiki. A Wikipédia tem como objetivo fornecer um conteúdo reutilizável livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar.

O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Atualmente, a Wikipédia lusófona possui mais de mil artigos de alta qualidade e de boa qualidade.

Participação

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade do conteúdo ou notoriedade do tema.

Dentre as diversas páginas de ajuda à sua disposição, estão as que explicam como criar um artigo, editar um artigo ou inserir uma imagem. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Comunidade

De acordo com nossas estatísticas, 1 421 145 contas de usuário já foram criadas na Wikipédia lusófona, e entre elas 6 106 estiveram ativas durante o último mês. Todos os editores da Wikipédia são voluntários, eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, onde os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão.

Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações para melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos irmãos

A Wikipédia existe graças à Wikimedia Foundation, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:








Creative Commons License