Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Artigo em destaque

Sapo-comum em Bensheim, Alemanha

O sapo-comum ou sapo-europeu (Bufo bufo) é uma espécie de sapo da família Bufonidae. Encontra-se distribuído por toda a Europa, com a excepção da Irlanda e algumas ilhas mediterrânicas. A sua área de distribuição estende-se até Irkutsk na Sibéria a este e até ao norte de África a sul, nomeadamente nas montanhas do norte de Marrocos, Argélia e Tunísia.

Os adultos podem atingir os 18 centímetros e a sua pele tem uma aparência verrugosa. Apresentam uma cor de pele que vai desde o verde até ao castanho. Como defesa contra predadores, segregam uma substância tóxica, de sabor desagradável. Esta substância é normalmente suficiente para deter a maior parte dos predadores. Apesar dos adultos passarem a maior parte do tempo em terra, migram para charcos e outras fontes de água parada para acasalamento e para as fêmeas depositarem os ovos. Estes diferem dos ovos das rãs porque formam longos fios ao invés de uma massa amorfa. Os ovos são depositados na Primavera, quando as fêmeas tentam regressar ao local onde nasceram. Os girinos são semelhantes aos de outras espécies exceptuando que a sua cabeça é maior, mais redonda e mais escura. (leia mais...)


Eventos recentes

Evo Morales

Neste dia...

Paul Dirac

20 de outubro: Dia Mundial da Osteoporose.

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Outros dias: 1819202122Ver todos

Sabia que...

BD-fishermen.jpg



Imagem do dia

Parque Landschaftspark Duisburg-Nord em Duisburgo, Alemanha.  (definição 3 937 × 2 580)

Parque Landschaftspark Duisburg-Nord em Duisburgo, Alemanha.
(resolução original: 3 937 × 2 580)


Apresentação

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia coletiva universal e multilíngue estabelecido na Internet sob o princípio wiki. A Wikipédia tem como objetivo fornecer um conteúdo reutilizável livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar.

O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Atualmente, a Wikipédia lusófona possui mais de mil artigos de alta qualidade e de boa qualidade.

Participação

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade do conteúdo ou notoriedade do tema.

Dentre as diversas páginas de ajuda à sua disposição, estão as que explicam como criar um artigo, editar um artigo ou inserir uma imagem. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Comunidade

De acordo com nossas estatísticas, 1 385 754 contas de usuário já foram criadas na Wikipédia lusófona, e entre elas 6 198 estiveram ativas durante o último mês. Todos os editores da Wikipédia são voluntários, eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, onde os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão.

Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações para melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos irmãos

A Wikipédia existe graças à Wikimedia Foundation, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:








Creative Commons License