Wikipédia:Projetos/Música/Livro de estilo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Atalhos:
WP:LEMÚSICA
WP:MEMUSICA
Em reforma
Esta página está a ser reformulada neste momento por um ou mais editores.
A informação presente poderá mudar rapidamente e conter erros que estão a ser corrigidos.

O Manual de Estilo do Projeto Música é um guia de referência para a criação ou edição de um artigo que abrange o escopo do projeto (como álbuns, singles, bandas, músicos, entre outros), afim de que estejam seguindo uma forma padrão. Para um manual de estilo genérico da Wikipédia, acesse Wikipedia:Livro de estilo.

Estilo de artigoeditar | editar código-fonte

Artigos sobre bandaeditar | editar código-fonte

Os artigos de bandas devem começar com a predefinição {{Info/Banda}}, sendo preenchidos com as informações pertinentes. Um artigo sobre banda deverá seguir esta estrutura:

Sessão Descrição
Parágrafo introdutório Resumo sobre a banda, sua origem e quando foi formada, origens dos integrantes, bandas de que participaram antes. Outras informações como gêneros musicais nos quais a banda sagrou-se (o contexto histórico) também podem ser abordados.
História História completa da banda, divida em sub-capítulos, quando muito volumoso, como desejado (por década, por acontecimentos relevantes etc.).
Membros
(ou Integrantes)
Relação dos integrantes da banda, informando também o período e os instrumentos utilizados por cada um.
Sub-sessão Descrição
Última formação
(ou Formação atual)
Relação dos integrantes da formação atual da banda ou da última formação da banda antes acabar.
Ex-membros
(ou Ex-integrantes)
Artistas convidados Relação de músicos convidados em sessões de estúdio ou apresentações ao vivo.
Discografia Relação das obras lançadas pela banda, informando também a data de lançamento e a gravadora.
Sub-sessão Descrição
Álbuns de estúdio Lista dos álbuns lançados pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
Singles (ou Compactos) Lista dos singles lançados pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard/MTV, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
EP Lista dos EPs/LPs lançados pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard/MTV, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
Coletâneas
(ou Compilações)
Lista das coletâneas/compilações lançadas pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard/MTV, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
Álbuns ao vivo Lista dos álbuns ao vivo lançados pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard, Discos de Platina/Ouro).
Álbuns de tributo Tributos à banda ou dos quais a banda participou, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard, Discos de Platina/Ouro).
Outros
Videografia Relação de vídeos lançados pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard/MTV, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy, Emmy etc.).
Sub-sessão Descrição
Vídeos musicais Relação de vídeos musicais lançados pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard/MTV, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy, Emmy, VMA etc.).
VHS Relação de VHS lançados pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard, Discos de Platina/Ouro).
DVD Relação de DVDs lançados pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard/MTV, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
Outros Capítulo destinado a sub-capítulos extras, tais como livros lançados sobre a banda ou por integrantes da banda, curiosidades, prêmios, entre outros.
Ver também Tópicos relacionados à banda, como outras bandas ou movimentos musicais.
Ligações externas Links oficiais relacionados à banda, como o sítio oficial.
Predefinições sobre banda Utilizar {{Rodapé-bandas}} para criar as predefinições sobre bandas.

Exemplo: {{Testament}}

Categoria

Artigos sobre músicoeditar | editar código-fonte

Os artigos de músicos devem começar com a predefinição {{Info/música/artista}}, sendo preenchida com as informações pertinentes. Tal artigo deverá seguir esta estrutura:

Sessão Descrição
Parágrafo introdutório Resumo sobre o músico, sua origem e datas de nascimento e falecimento, seus instrumentos e bandas de que participou antes. Outras informações como gêneros musicais no qual sagrou-se (o contexto histórico) também podem ser abordados.
Biografia História completa do artista, divida em sub-capítulos, quando muito volumoso, como desejado (por década, por acontecimentos relevantes etc.).
Discografia Relação das obras lançadas pelo músico, seja em carreira solo ou junto com bandas informando também a data de lançamento e a gravadora.
Sub-sessão Descrição
Álbuns de estúdio Lista dos álbuns de estúdio lançados pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
Singles
(ou Compactos)
Lista dos singles lançados pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard/MTV, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
EP Lista dos EP lançados pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard/MTV, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
Coletâneas
(ou Compilações)
Lista das coletâneas/compilações lançadas pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard/MTV, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
Álbuns ao vivo Lista dos álbuns ao vivo lançados pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard, Discos de Platina/Ouro).
Álbuns de tributo Tributos ao artista ou dos quais o artista participou, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard, Discos de Platina/Ouro).
Outros
Videografia Relação de vídeos lançados pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard/MTV, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy, Emmy etc.).
Sub-sessão Descrição
Vídeos musicais Relação de vídeos musicais lançados pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard/MTV, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy, Emmy, VMA etc.).
VHS Relação de VHS lançados pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard, Discos de Platina/Ouro).
DVD Relação de DVD lançados pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard/MTV, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
Outros Capítulo destinado a sub-capítulos extras, tais como livros lançados sobre o artista, curiosidades, prêmios, entre outros.
Ver também Tópicos relacionados ao artista, como outras bandas ou movimentos musicais.
Ligações externas Ligações externas oficiais relacionados ao artista, com o sítio oficial.
Predefinições sobre músico Utilizar {{Rodapé-músicos}} para criar as predefinições sobre músicos.

Exemplo: {{Elvis Presley}}

Categoria

Artigos sobre álbumeditar | editar código-fonte

Os álbuns musicais de um determinado artista devem que ser iniciados com a predefinição {{Info/Álbum}}, sendo preenchidos com informações pertinentes. Note que no campo de crítica são usadas frequentemente avaliação na escala de 5 e 10. Para ajudar nesse aspecto, use as predefinições {{avaliação-5}} e {{avaliação-10}}. Um artigo sobre álbum deverá seguir esta estrutura:

Sessão Descrição
Parágrafo introdutório breve explicação sobre o álbum, contendo pelo menos o artista que o gravou e a data de lançamento
Faixas
(ou Canções)
As canções na seção faixas devem seguir o modelo:
#"Nome da canção" (autores) — mm:ss

No qual mm representa os minutos e ss os segundos do comprimento de cada canção.

Exemplo:

  1. "Walls of Jericho" (Weikath/Hansen) — 0:53

Pode-se adotar também a formatação alternativa que comprime os autores e a duração, destacando somente o título da faixa, seguindo o seguinte modelo:

#"Nome da canção" <small>(autores) — mm:ss</small>

Existe também a predefinição {{Lista de faixas}} que formata a lista automaticamente, sendo necessário somente preencher campos. Mais informações na página da predefinição.

Formação
(ou Integrantes)
relação da formação da banda quando da gravação do álbum. Pode conter também o nome das demais pessoas envolvidas em sua produção (artistas convidados, ficha técnica, etc.).

Exemplo: Walls Of Jericho

Ver também tópicos relacionados ao álbum, como o artigo da banda
Ligações externas ligações relacionados ao álbum, e não à banda, como o sítio oficial da banda
Predefinições sobre banda Utilizar {{Rodapé-bandas}} para criar as predefinições sobre bandas.

Exemplo: {{Testament}}

Categoria Os álbuns são categorizados da seguinte forma:
  • Por ano: [[Categoria:Álbuns de aaaa]], no qual aaaa é o ano de lançamento do álbum.
  • Por banda: [[Categoria:Álbuns de banda]], na qual banda deve ser trocado pelo nome da banda. Essa categoria deve ser criada se houver uma quantidade relevante de álbuns da banda.
  • Por gênero: [[Categoria:Álbuns de gênero]], onde gênero deve ser trocado pelo gênero musical do álbum.

Artigos sobre singleeditar | editar código-fonte

Artigos sobre singles da banda devem começar com a predefinição {{Info/Single}}, sendo preenchida com informações pertinentes. Um artigo sobre single deverá seguir esta estrutura:

Sessão Descrição
Parágrafo introdutório breve explicação sobre o single, contendo pelo menos o artista que o gravou e a data de lançamento
Faixas
(ou Canções)
As canções na seção faixas devem seguir o modelo:
#"Nome da canção" (autores) — mm:ss

No qual mm representa os minutos e ss os segundos do comprimento de cada canção.

Exemplo:

  1. "Walls of Jericho" (Weikath/Hansen) — 0:53

Pode-se adotar também a formatação alternativa que comprime os autores e a duração, destacando somente o título da faixa, seguindo o seguinte modelo:

#"Nome da canção" <small>(autores) — mm:ss</small>

Existe também a predefinição {{Lista de faixas}} que formata a lista automaticamente, sendo necessário somente preencher campos. Mais informações na página da predefinição.

Formação
(ou Integrantes)
Formação da banda quando da gravação do single. Pode conter também o nome das demais pessoas envolvidas em sua produção.

Exemplo: Future World

Ver também tópicos relacionados ao single, como o artigo da banda
Ligações externas links relacionados ao single, e não à banda, como o sítio oficial da banda
Predefinições sobre banda Utilizar {{Rodapé-bandas}} para criar as predefinições sobre bandas.

Exemplo: {{Testament}}

Categoria Os singles são categorizados da seguinte forma:
  • Por ano: [[Categoria:Singles de aaaa]], no qual aaaa é o ano de lançamento do single.
  • Por banda: [[Categoria:Singles de banda]], na qual banda deve ser trocado pelo nome da banda. Essa categoria deve ser criada se houver uma quantidade relevante de singles da banda.
  • Por gênero: [[Categoria:Singles de gênero]], onde gênero deve ser trocado pelo gênero musical do single.

Artigos sobre orquestraeditar | editar código-fonte

Os artigos sobre orquestras deverão ser categorizados da seguinte forma: [[Categoria:Orquestras dx pppppp]], no qual x é o artigo correspondente ao país pppppp. Por exemplo: Categoria:Orquestras da Alemanha.

Exemplo: Orquestra Filarmônica de Munique

Nomenclaturaeditar | editar código-fonte

  • Foi discutido e definido sobre a nomenclatura para artigos de orquestras aqui, ficando decidido que deve-se criar os artigos somente com o nome da orquestra traduzido para o português, criando-se os redirecionamentos para os outros nomes.

Estilo de textoeditar | editar código-fonte

Sempre citados, os álbuns devem estar em itálico, independente da variante (de estúdio, ao vivo, compilação). Singles e canções e quaisquer outras composições musicais devem sempre estar "entre aspas", o que vale também para vídeos musicais.

O nome do artigo deve estar em negrito somente em sua primeira ocorrência no artigo (na introdução). Citações posteriores não necessitam negrito. Nomes alternativos para banda ou músico podem ser usados pelo texto, mas lembre-se de referenciá-los no começo do artigo: "My Chemical Romance (também conhecida por MCR ou My Chemical) é...". Posteriormente, podem-se criar redirecionamentos para os nomes alternativos da banda ou do músico para o artigo principal.

Os gêneros musicais não são nomes próprios e devem ser escritos sempre em minúsculas, por exemplo: heavy metal, rock progressivo, samba. É preferível utilizar um termo lusófono para o estilo musical sempre que disponível (amplamente difundido entre os lusófonos): por exemplo, evitar usar "gothic metal", use metal gótico.

Estilo de títulos de artigoeditar | editar código-fonte

Artigos sobre bandaseditar | editar código-fonte

Artigos sobre bandas devem ter como o título o nome da banda, sem abreviações. Em caso de conflito com artigos que não são bandas, a distinção é feita pela desambiguação "(banda)". Em caso de conflito com artigos de bandas, a distinção deve ser feita pelo país de origem entre parênteses: "<X> (banda da Alemanha)" e "<X> (banda do Japão)". Deve ser criada uma página de desambiguação "<X>" listando as duas variantes.

Artigos sobre músicoseditar | editar código-fonte

Artigos sobre músicos devem ter como o título o nome artístico da pessoa. Em caso de conflito com artigos que não são músicos, a distinção é feita pela desambiguação "(músico)". Em caso de conflito com artigos de músicos, a distinção deve ser feita pelo país de origem entre parênteses: "<X> (músico da África do Sul)". Deve ser criada uma página de desambiguação "<X>" listando as duas variantes.

Artigos sobre álbuns, singles e composiçõeseditar | editar código-fonte

Artigos sobre álbuns, singles e composições devem ter como título o nome da obra, sem abreviações, sem indicação do autor e sem indicação do ano de lançamento. Em caso de conflito (múltiplas ocorrências), a distinção deve ser feita pelo artista entre parênteses; no caso de existirem outro conflito com obras do mesmo artista, deve-se adotar o formato "<categoria> de <X>"; nesse caso, categoria pode ser "álbum", "single", "canção" ou "composição"; X é o artista.

Regras para a marcação de esboçoeditar | editar código-fonte

Artigos sobre bandaeditar | editar código-fonte

A marcação de esboço para artigos sobre banda {{esboço-banda}} deve ser utilizada quando o artigo atende pelo menos uma destas condições:

  1. o parágrafo introdutório possui pouco conteúdo
  2. o artigo não possui pelo menos uma das seções: História, Membros ou Discografia
  3. o artigo não tiver a predefinição {{Info/Música/artista}}
Para ver artigos que atualmente utilizam essa predefinição, acesse Categoria:!Esboços sobre bandas.

Artigos sobre músicoeditar | editar código-fonte

A marcação de esboço para artigos sobre músico {{esboço-músico}} deve ser utilizada quando o artigo atende pelo menos uma destas condições:

  1. o parágrafo introdutório possui pouco conteúdo
  2. o artigo não possui pelo menos uma das seções: História/Biografia ou Discografia
  3. o artigo não tiver a predefinição {{Info/Música/artista}}
É comum existirem especializações desta categoria para cada instrumento musical, como por exemplo {{esboço-cantor}}, que também são válidas.

Artigos sobre álbumeditar | editar código-fonte

A marcação de esboço para artigos sobre álbum {{esboço-álbum}} deve ser utilizada quando o artigo atende pelo menos uma destas condições:

  1. o parágrafo introdutório possui pouco conteúdo
  2. o artigo não possui pelo menos uma das seções: Faixas
  3. o artigo não tiver a predefinição {{Info/Álbum}}

Artigos sobre singleeditar | editar código-fonte

A marcação de esboço para artigos sobre single {{esboço-single}} deve ser utilizada quando o artigo atende pelo menos uma destas condições:

  1. o parágrafo introdutório possui pouco conteúdo
  2. o artigo não possui pelo menos uma das seções: Faixas e formatos
  3. o artigo não tiver a predefinição {{Info/Single}}

Ver tambémeditar | editar código-fonte








Creative Commons License