Windows 3.x

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Windows 3.1x)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Windows 3.x
Logótipo
Captura de tela
Workspace do Windows 3.0
Produção Microsoft
Família do SO MS-DOS
Estado Descontinuado
Lançamento 22 de maio de 1990 (23 anos) (Windows 3.0)
Versão estável 30 de maio de 1995; há 985 semanas e 1 dia (Windows NT 3.51)
Versão em teste
Cronologia
Último
Último
Windows 2.x
Windows 95
Próximo
Próximo

Os ambientes operacionais Windows 3.x da família Microsoft Windows foram lançados entre 1990 e 1996. A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows, permitindo que a Microsoft pudesse competir com a Apple Computer e seu sistema, com o Macintosh da Apple Inc., e com o Commodore Amiga, que utilizava o GUI. Não eram propriamente sistemas operacionais, pois tinham como pré-requisito a existência de uma versão do DOS - Disk Operating System, devidamente instalada no computador.

Windows 3.0editar | editar código-fonte

O Windows 3.0 foi lançado em 22 de Maio de 1990.

Era usado em computadores 286 e 386.

A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo, porém ele era um Ambiente Gráfico e rodava sobre do MS-DOS. Nessa época a maioria dos computadores usavam MS-DOS. Quando se ligava o computador, iniciava-se o sistema operacional MS-DOS. Para iniciar o Windows, você tinha que digitar "WIN" no Prompt do MS-DOS. Substituiu o MS-DOS Executive pelo Gerenciador de Programas, Gerenciador De Impressão e Gerenciador de Arquivos. Programa que simplificavam as aplicações e tornava o sistema bem mais prático. Desenvolveu as redes locais (LANs). Melhorou bastante a interface, a gestão da memória e o sistema multitarefa, e incluiu o suporte às fontes True Type. Conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS-DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicativos. Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores. Utilizava o processador Intel 80286 e o Intel 80386. Foi apresentado em 7 disquetes de 3.1/2" de baixa densidade de 720 KB, em 4 disquetes de 5.1/4 de alta densidade de 1220 KB e em 4 disquetes de 3.1/2 de 1440 KB de capacidade. Também existe a versão 3.00A, que foi lançada em 31 de Outubro de 1990. Que foi lançada para corrigir erros da versão anterior.

Windows 3.1editar | editar código-fonte

O Windows 3.1 (originalmente sob o nome de código Janus) foi lançado em 18 de Março de 1992. Ele era apresentado em 8 ou 9 disquetes de alta densidade de 3,1/2" de 1.440 KB cada. Tinha softwares para multimídia e fontes True Type (aumenta muito o número de tipos de letras disponíveis) e era mais estável do que o Windows 3.0. Nesta versão permitiu o uso de um maior número de línguas de trabalho e outros sistemas alfabéticos, como o Cirílico e o complicado sistema Japonês e Chinês. O jogo Campo Minado substituiu o Reversi (embora se você estivesse atualizando do Windows 3.0, o jogo Reversi continuaria lá). Foram as primeiras versões em chinês e em japonês do Windows. Foi a segunda versão em russo (a primeira versão foi a 2.11).

Windows 3.11editar | editar código-fonte

Em 31 de dezembro de 1993, a Microsoft lançou uma atualização para o Windows 3.1, conhecida como Windows 3.11. Assim, o Windows 3.11 não é uma versão autônoma do Windows, mas sim uma atualização de software do Windows 3.1, bem como pacotes de serviço moderno Windows. Para aqueles que não possuíam o Windows 3.1, a versão de Windows 3.11 estavam disponíveis no momento.

Windows Para Workgroupseditar | editar código-fonte

Windows for Workgroups é uma extensão que permitia que os usuários compartilhem seus recursos e ao pedido dos outros sem um servidor de autenticação centralizado. Foi utilizado o protocolo SMB sobre NetBIOS.

Windows Para Workgroups 3.1editar | editar código-fonte

Windows for Workgroups 3.1 (codinome Winball inicialmente e mais tarde Esparta), lançado em Outubro de 1992, apresenta suporte à rede nativa. Windows for Workgroups 3.1 é uma versão estendida do Windows 3.1 que vem com suporte SMB de compartilhamento de arquivos através do NetBIOS NBF base e / ou protocolos de transporte IPX rede, inclui o jogo de cartas corações, e introduziu VSHARE.386, a versão virtual de driver de dispositivo do SHARE.EXE Terminate and Stay Resident programa.

Windows Para Workgroups 3.11editar | editar código-fonte

Windows Para Workgroups 3.11 (codinome originalmente Snowball [Bola de Neve]) foi lançado em 11 de agosto de 1993, e enviado em Novembro de 1993. É de 32 bits de acesso a arquivos, cheio redirecionadores de rede de 32 bits, e do cache de arquivos VCACHE.386, compartilhado entre eles. O modo de execução padrão do kernel do Windows foi descontinuado no Windows Para Workgroups 3.11.

Um pacote Winsock foi necessário para dar suporte a rede TCP/IP no Windows 3.x Normalmente, os pacotes de terceiros foram utilizados, mas em agosto de 1994 a Microsoft lançou um pacote adicional (codinome Wolverine) que forneceu o suporte TCP/IP no Windows Para Workgroups 3.11. Wolverine era uma sistema de 32 bits (acessível a partir de 16-bit aplicação Windows via thunks WinSock), que deu-lhe um desempenho superior à maioria das pilhas TCP/IP de terceiros Windows disponível. No entanto, era compatível apenas com Windows Para Workgroups 3.11, e não tinha suporte para conexões dial-up. O Wolverine pilha foi uma versão inicial da pilha TCP/IP que mais tarde vêm com Windows 95, e desde cedo um teste para a 16 a de 32 bits da camada de compatibilidade que foi crucial para o sucesso do Windows 95.

Foi apresentado em 8 disquetes (em inglês); 9 disquete (em outros idiomas latinos e germânicos); em 10 disquetes (versões em idiomas eslavos e cirílico); e em 14 disquetes (versão japonesa e chinesa). Os disquetes eram os de 3.1/2" de 1440 KB de alta densidade.

Windows 3.2editar | editar código-fonte

Em janeiro de 1994, a Microsoft lançou uma versão em chinês simplificado do Windows para o mercado chinês. O sistema atualizado identificado como Windows 3.2. Assim, o Windows 3.2 é a versão chinesa do Windows 3.1. A atualização limitou-se a esta versão, em que fixa apenas as questões relativas ao complexo sistema de escrita da língua chinesa.

Windows 3.2 era geralmente vendidos por fabricantes de computadores com uma versão disco de dez anos de MS-DOS, que também tinha caracteres em chinês simplificado da produção de base e alguns utilitários traduzidos.

Ver tambémeditar | editar código-fonte








Creative Commons License